Educação, redistribuição e reconhecimento: contribuições do pensamento de Nancy Fraser para a debate sobre justiça

Autores

  • Swamy de Paula Lima Soares Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147246094

Palavras-chave:

Educação, Reconhecimento, Redistribuição, Justiça

Resumo

Este artigo discute as contribuições da filósofa e ativista norte-americana Nancy Fraser para o debate sobre redistribuição e reconhecimento, analisando possíveis repercussões na relação entre justiça e educação. O debate ora apresentado tem sido um dos mais fecundos nas ciências sociais nos últimos anos, com forte repercussão para as políticas sociais e educacionais. A questão é compreender em que medida as políticas priorizam aspectos mais universais, com foco no conceito de equidade e em seus desdobramentos, ou ações de reconhecimento de identidades, pauta que tem ganhado centralidade, inclusive, nos discursos educacionais a partir do debate sobre gênero. Conhecida pela sua atuação no debate sobre feminismo, Fraser tem como um de seus focos de análise a organização dos discursos e das ações políticas no contexto das lutas nacionais e transnacionais. A partir das contribuições de Fraser, busca-se compreender as tensões deste debate e as perspectivas conciliatórias entre as duas correntes. Ao final, procura-se refletir sobre como redistribuição e reconhecimento influenciam o debate educacional, especialmente no momento social e político contemporâneo. De tendência conciliadora, Fraser aponta a possibilidade de pontes entre ações políticas que valorizem as identidades dos sujeitos e as que fortaleçam lutas históricas ligadas à universalização de direitos e da justa distribuição financeira que, em países como o Brasil, ainda estão longe de serem temas de um passado distante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Swamy de Paula Lima Soares, Universidade Federal da Paraíba

    Swamy de Paula Lima Soares é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba e coordena o Núcleo DICA - Diversidade, Cultura e Afroeducação.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO

Como Citar

Educação, redistribuição e reconhecimento: contribuições do pensamento de Nancy Fraser para a debate sobre justiça. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e246094. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147246094