Crianças surdas e experiências com a palavra escrita

Autores

  • Rosane Aparecida Favoreto da Silva Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239142

Palavras-chave:

Educação de surdos, Educação bilíngue de surdos, Alfabetização, letramento; Língua portuguesa escrita

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma investigação sobre o processo de apropriação da língua portuguesa escrita por crianças surdas, sinalizantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e busca descrever os seus dizeres e analisar as produções induzidas durante a pesquisa. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e de cunho exploratório. Participaram seis colaboradores que cursavam a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de surdos. Foram utilizadas entrevistas e atividades realizadas a partir da contação de uma história em Libras. Nessas atividades, as crianças escreveram palavras, textos, completaram histórias, criaram personagens e fizeram desenhos. As entrevistas, realizadas em Libras, foram gravadas em vídeo, traduzidas e textualizadas na língua portuguesa escrita. Na análise dos dados, constatou-se que não há distinção inicial entre o processo de apropriação da língua portuguesa das crianças surdas em relação àquelas que são ouvintes, conforme relatado na literatura; entretanto, há diferenciação em relação ao momento em que as crianças ouvintes começam a relacionar o som com a grafia, caracterizando o “ponto de virada” para o entendimento do mecanismo da escrita. Problematiza-se o que pode ser tomado como o “ponto de virada” para as crianças surdas na apreensão do funcionamento da escrita. Verificou-se que elas utilizam pistas visuais e fazem conjecturas para a escrita, que podem estar relacionadas à consciência visual. Esse “ponto de virada” pode ser favorecido por um letramento bilíngue que envolva elementos como escrita de sinais, escrita diferida e escrita bilíngue, a partir de bases diferentes daquelas utilizadas com as crianças ouvintes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-03-07

Como Citar

Crianças surdas e experiências com a palavra escrita. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e239142. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239142