Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237152

Palavras-chave:

Educação física, Corpo, Prática pedagógica, Docentes

Resumo

A escola e a educação física têm papel fundamental na formação de visões e concepções de corpo dos discentes, sendo importante haver uma educação que considere as diferenças e reflexões sobre questões voltadas ao corpo. O professor de educação física está inserido em um contexto sociocultural de ideais de corpo e de cuidados de si que, de certo modo, podem relacionar-se com sua intervenção pedagógica. Até que ponto a inserção social e a trajetória pessoal e/ou profissional do professor podem impactar em sua prática pedagógica? O objetivo deste estudo foi compreender as eventuais relações entre as formas como os professores de educação física lidam com seu próprio corpo e as possíveis implicações em sua prática pedagógica. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores de educação física escolar que atuavam no primeiro segmento do ensino fundamental de uma instituição federal. Também foram feitos registros em diário de campo e verificação de documentos da instituição. O tratamento do material empírico foi feito com base na análise de conteúdo, a partir dos princípios básicos da repetição e da relevância. Constatou-se que as experiências pessoais relacionadas com o corpo interferem nas práticas pedagógicas desses professores. Nota-se também um esforço de atualização de vivências corporais visando à renovação da prática pedagógica. Conclui-se, portanto, que há relações entre a vida pessoal e a profissional do docente de educação física, pois as representações dos professores interferem em seus fazeres pedagógicos, mas o que desenvolvem e buscam trabalhar em aula também marca seus corpos e pode mudar suas concepções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Pessoa dos Santos de Nader Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Paula Pessoa dos Santos de Nader Pereira é licenciada em educação física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bacharel em comunicação social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), especialista em psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), mestra em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Colégio Pedro II.

  • Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Alan Camargo Silva é licenciado e mestre em educação física, doutor em saúde coletiva e pós-doutorado em educação física, todos pela UFRJ. É professor das redes Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, do curso lato sensu em desporto de campo e de quadra da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) e do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB/UFRJ).

  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sílvia Maria Agatti Lüdorf é licenciada em educação física e especialista em técnicas desportivas pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora em educação pela UFRJ e tem pós-doutorado no Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro (UERJ). É professora associada da EEFD/UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da EEFD/UFRJ.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e237152. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237152