História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas

Autores

  • Cíntia Santos Diallo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato do Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234744

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/2003, Educação antirracista, Licenciaturas

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor a compreensão das/os docentes do ensino superior sobre a incorporação da temática que trata do ensino de história e cultura africana e a educação das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em ciências humanas da região Centro-Oeste. Sobretudo, no que diz respeito à adequação dos itinerários formativos das/os futuras/os docentes da Educação Básica, ao preconizado na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). São objetos da pesquisa a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Dos 104 cursos de licenciatura, cinquenta incorporaram a temática, 48 ainda não possuem disciplinas específicas sobre questões étnico-raciais e em seis cursos não foi possível fazer a identificação. Complementa o estudo a análise das respectivas disciplinas, ementas e bibliografias. A análise dos questionários aplicados indicou que a reestruturação das matrizes curriculares está muito mais relacionada aos esforços de professoras/es pesquisadoras/es da área pelo reconhecimento da importância da temática do que ao cumprimento das exigências legais. Do mesmo modo, não foi possível identificar envolvimento institucional robusto, para além das ações desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos (NEABs).

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e234744. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234744