Diferenças no desempenho acadêmico na UFMG: entre ingressantes via vestibular e via Enem

Autores

  • Iago Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Braz Golgher Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237939por

Palavras-chave:

Enem, Sisu, UFMG, Vestibular, Desempenho acadêmico

Resumo

Este trabalho avalia o vestibular tradicional em contraposição ao uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e investiga as relações destes com o desempenho acadêmico na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram analisados os rendimentos semestrais globais (RSGs) dos alunos do primeiro e terceiro semestre matriculados na UFMG entre 2006 e 2015. O estudo mostrou que as duas mudanças no vestibular da UFMG afetaram significativamente o desempenho acadêmico dos alunos. A primeira mudança foi substituir o vestibular da UFMG em duas etapas pela utilização do Enem como primeira etapa, mantendo o vestibular da UFMG como segunda etapa. Essa mudança é negativamente correlacionada com o desempenho acadêmico, e tal correlação se mantém estável ao longo da trajetória do aluno na UFMG. Já os alunos que entraram com o Enem/Sisu em etapa única, em substituição ao vestibular da UFMG em duas etapas, sendo o Enem a primeira delas, apresentam uma correlação negativa ainda mais forte com o desempenho acadêmico no primeiro semestre de curso. Entretanto, essa correlação cai pela metade quando analisado o terceiro semestre, indicando um catching-up dos alunos ao longo do curso. Também foi observada uma tendência de queda no desempenho acadêmico ao longo do tempo, mesmo quando as características do processo seletivo foram controladas. Esses fatos foram analisados a partir de pontos associados à expansão dos ensinos básico e superior no Brasil, à heterogeneidade da educação básica brasileira e ao modelo vigente de ensino médio.

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Publicado

2022-06-06

Como Citar

Diferenças no desempenho acadêmico na UFMG: entre ingressantes via vestibular e via Enem. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e237939. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237939por