O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Gisele Brandelero Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239129por

Palavras-chave:

Corpo criança, Travessia, Pesquisa com crianças, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Com base interpretativa e cunho etnográfico, realizou-se uma pesquisa para compreender como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças. E com esse cenário trouxemos, para este texto, reflexões sobre o corpo criança. Para isso, ancorada em estudos da Sociologia da Infância e motivada pela pergunta problema de pesquisa (como é a experiência de travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental, do ponto de vista das crianças?), a produção de dados considerou as expressões de seis crianças em dois contextos escolares: uma escola de educação infantil e outra de anos iniciais do ensino fundamental, no município de Ponta Grossa, no Paraná, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Por meio da inserção das pesquisadoras no grupo de crianças, com observações participantes, entrevistas e visitas monitoradas, buscou-se uma interlocução adequada às suas falas, compreendendo que elas ultrapassam o uso exclusivo da linguagem verbal ou escrita, abrangendo os movimentos do seu corpo e sua gestualidade. Os dados, emergidos das falas das crianças, geraram dois temas de análise: diferenças e estratégias. Esses se desdobraram nos seguintes eixos de análise: a) as rotinas e os espaços; b) as práticas escolares; e c) as regras. As análises permitiram refletir sobre o corpo criança, a potência de seus movimentos e gestualidades como uma maneira válida de a criança ser e estar no mundo, produzindo cultura, interpretando e se relacionando, moldando e influenciando os constructos sociais em que estão inseridas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade de; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Livia Maria Fraga. Dicionário verbetes: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 2. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/ Acesso em: 3 out. 2019.

» https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/

BUSS-SIMÃO, Márcia et al. Corpo e infância: natureza e cultura em confronto. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 151-168, 2010.

CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Ana Lúcia de Oliveira. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 1996.

FERNANDES, Cinthia Votto. A identidade da pré-escola: entre a transição para o ensino fundamental e a obrigatoriedade de frequência. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1345481 Acesso em: 10 out. 2017.

» https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1345481

GARANHANI, Marynelma Camargo. A educação física na educação infantil: uma proposta em construção. In: ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de; SCHNEIDER, Omar. Educação física para a educação infantil. São Cristóvão: UFS, 2008. p. 123-142.

GRAUE, Mary Elizabeth; WALSH, Daniel J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Tradução Ana Maria Chaves. Lisboa: Fundação Calouste Gulbernkian, 2003.

JAMES, Allison; JENKS, Chris; PROUT, Alan. O corpo e a infância. In: KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David (org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 207-238. (Filosofia na escola, v. 3).

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução Sônia M. S. Fuhrmann. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MANDELL, Nancy. The least-adult role in studying children. In: WAKSLER, Frances Chaput (ed.). Studying the social worlds of children: sociological readings. London: Falmer Press, 2003. p. 38-60.

MARCONDES, Keila Hellen Barbato. Continuidades e descontinuidades na transição da educação infantil para o ensino fundamental no contexto de nove anos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/101554/marcondes_khb_dr_arafcl.pdf?sequence=1 Acesso em: 12 nov. 2017.

» https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/101554/marcondes_khb_dr_arafcl.pdf?sequence=1

MARTINS, Rita de Cássia; GARANHANI, Marynelma Camargo. A organização do espaço na educação infantil: o que contam as crianças? Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 32, p. 37-56, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Résumés de cours: Collège de France 1952-1960. Paris: Gallimard, 1968.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 19-51.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Tensões contemporâneas no processo de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8FNP4D Acesso em: 10 nov. 2017.

» https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8FNP4D

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A passagem da educação infantil para o 1º ano no contexto do ensino fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1614 Acesso em: 11 nov. 2017.

» http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1614

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-644, 2010.

RANIRO, Caroline. O final da educação infantil e o início do ensino fundamental: a escola revelada por crianças e professoras. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3716203 Acesso em: 20 nov. 2017.

» https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3716203

ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA, Juliana Schumaker; BUSS-SIMÃO, Márcia. Pedagogia da infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em educação. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 31-49, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v6n1/v6n1a03.pdf Acesso em: 4 jun. 2020.

» http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v6n1/v6n1a03.pdf

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005.

SERRES, Michel. Criar. In: SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. p. 7-44.

Publicado

2022-06-10

Como Citar

O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e239129. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239129por