Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar

Autores

  • Edmundo Fernandes Souza Filho Universidade Federal de São Paulo
  • Edna Martins Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239195

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Lev Semenovich Vigotski, Racismo, Educação

Resumo

Este trabalho discorre sobre as contribuições da teoria histórico-cultural para a discussão das questões raciais no âmbito da educação escolar. Para tanto, aborda pontos relacionados com a constituição do sujeito, a importância da linguagem e a produção de sentido e significado, a partir de autores contemporâneos que estudaram a perspectiva vigotskiana. O estudo de natureza teórica procura contextualizar o pensamento de Vigotski relacionando conceitos de sua obra com a problemática do racismo e da discriminação racial, estruturantes das relações sociais no Brasil. No intuito de apresentar uma psicologia capaz de dar luz às questões raciais, busca-se nos fundamentos da teoria histórico-cultural e de seus interlocutores um aporte para o entendimento das concepções de desenvolvimento humano e o papel das relações étnico-raciais na formação da subjetividade, especialmente da população negra. Discutem-se também os impactos do racismo estrutural brasileiro no processo de subjetivação humana, tomando a área da educação como um dos âmbitos capazes de contribuir para a perpetuação do preconceito racial, ao mesmo tempo que possibilita o aparecimento de iniciativas para a resolução dessa problemática. Constata-se que a teoria histórico-cultural pode constituir-se como fundamento basilar para a compreensão das múltiplas relações raciais que estruturam os espaços educacionais, permitindo o entendimento dos significados e sentidos elaborados pela população a respeito do lugar das pessoas negras numa sociedade em que imperam as desigualdades entre brancos e não brancos.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e240020. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239195