Ideologia e mudança de discurso de graduandos camponeses: contribuições bakhtinianas para a educação do campo

Autores

  • Brenda Santos de Sousa Universidade Federal da Bahia
  • Frederik Moreira-dos-Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243360por

Palavras-chave:

Polifonia, Educação do campo, Bakhtin, Ideologia

Resumo

Este artigo aborda os resultados de uma investigação que objetivou analisar as mudanças discursivas ocorridas em estudantes de uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo. O ponto de partida do estudo foram reflexões acerca das desigualdades sociais no campo e o modelo de educação vigente, que descaracteriza e inferioriza esse lugar. A partir daí, problematiza-se a função social da escola e as reproduções das ideologias hegemônicas. Considerando a polifonia do discurso, foram investigadas as mudanças socioideológicas vividas por estes sujeitos a partir do contato com um novo projeto de educação para o campo que se propõe a ser contra-hegemônico. O campo de pesquisa foi o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram cinco alunos de uma turma formanda selecionados mediante sorteio. Em seguida, realizamos entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados e, posteriormente, uma análise do discurso à luz do pensamento bakhtiniano. Para este texto, que traz apenas uma parte do material coletado e analisado, buscamos demonstrar as percepções dos estudantes antes e depois das vivências no curso. Encontramos uma forte ênfase na importância do contato com diferentes discursos, tradições e mediação crítica, que influenciaram as mudanças de discurso majoritárias, no que se refere a uma maior abertura e melhor aceitação e convivência com a diversidade, implicando mudanças tanto no âmbito social quanto no pessoal.

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Ideologia e mudança de discurso de graduandos camponeses: contribuições bakhtinianas para a educação do campo. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e243360. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243360por