A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245469Palavras-chave:
A reprodução, 50 anos, Bourdieu e Passeron, Produção científica, Campo educacional brasileiroResumo
Este artigo discute o livro de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino , lançado em 1970, na França. Iniciando por uma localização da obra em seu contexto de origem e suas principais premissas teóricas, restituem-se, na sequência, achados derivados de uma pesquisa empírica realizada com artigos publicados em 2020 que faziam referência a esse texto. Foram analisados 51 artigos, localizados na plataforma Google Acadêmico, que foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os artigos demonstraram que, mesmo passados 50 anos da publicação do livro, seu conteúdo ainda é atual e incontornável para observar o sistema de ensino. Foram utilizados conceitos e noções do manuscrito em variados temas e problemas ligados ao campo educacional brasileiro, tais como: a relação entre o desempenho escolar e a origem social dos alunos; o capital cultural como um patrimônio estimulado e transmitido pela família, capaz de gerar impacto na definição de um trajeto escolar bem-sucedido, ou não; o papel da escola na reprodução do capital simbólico e o fato de as ações pedagógicas não serem neutras, e sim exemplos de violência simbólica. Finaliza-se o texto com a indicação de que as leituras realizadas da obra de Bourdieu no Brasil sofreram uma alteração significativa ao longo dos últimos anos. A partir do exame da produção científica estudada, foi possível perceber uma outra lógica de apropriação do arcabouço desenvolvido pelo sociólogo, utilizado como instrumental teórico-metodológico em pesquisas de caráter multidisciplinar e multimetodológico.
Downloads
Referências
ABRANTES , Pedro . Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português . Análise Social , Lisboa , v. 46 , n. 199 , p. 261 - 281 , 2011 .
ALMEIDA , Lenildes Ribeiro da Silva . Pierre Bourdieu: a transformação social no contexto de “A reprodução” . Inter-Ação , Goiânia , v. 30 , n. 1 , p. 139 - 155 , 2005 .
BARDIN , Laurence . Análise de conteúdo . Lisboa : Ed. 70 , 2006 .
BAUDELOT , Christian . L’éducation, un nouvel objet scientifique, un nouveau champ de lutte: de l’héritier à l’exclu de l’intérieur . In: MÜLLER , Hans-Peter ; SINTOMER , Yves ( org .) . Pierre Bourdieu, théorie et pratique: perspectives franco-allemandes . Paris : La Décoverte , 2006 . p. 165 - 174 .
BAUDELOT , Christian . Qu’est-ce qu’il nous a appris . In: BOUVERESSE , Jacques ; ROCHE , Daniel . La liberté par la connaissance: Pierre Bourdieu (1930-2002) . Paris : Odile Jacob , 2004 . p. 334 - 337 .
BOURDIEU , Pierre . Éducation et domination . In: BOURDIEU , Pierre . Interventions, 1961-2001: science sociale et action politique . Marseille : Agone , 2002a . p. 51 - 80 .
BOURDIEU , Pierre . Retour sur la réception des héritiers et de La reproduction . In: BOURDIEU , Pierre . Interventions, 1961-2001: science sociale et action politique . Marseille : Agone , 2002b . p. 73 - 80 .
BOURDIEU , Pierre . Secouez un peu vos structures! In: DUBOIS , Jacques ; DURAND , Pascal ; WINKIN , Yves ( dir .) . Le symbolique et le social: la réception internationale de la pensée de Pierre Bourdieu . Liège : Université de Liège , 2005 . p. 325 - 341 .
BOURDIEU , Pierre ; PASSERON , Jean-Claude . A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino . Petrópolis : Vozes , 2008 .
CALHOUN , Craig . Bourdieu en pièces détachées: la réception de Bourdieu aux États-Unis . In: MAUGER , Gérard . Rencontres avec Pierre Bourdieu . Bellecombe-en-Bauges : Croquant , 2005 . p. 441 - 452 .
CATANI , Afrânio Mendes ; CATANI , Denice Bárbara ; PEREIRA , Gilson R. de M . As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro . Revista Portuguesa de Educação , Braga , v. 15 , n. 1 , p. 5 - 25 , 2002 .
CATANI , Afrânio Mendes ; CATANI , Denice Bárbara ; PEREIRA , Gilson R. de M . Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo educacional brasileiro . In: KONDER , Leandro ; TURA , Maria de Lourdes Rangel ( org .) . Sociologia para educadores . Rio de Janeiro : Quartet , 2001 . p. 127 - 160 .
CHAMPAGNE , Patrick ; CHRISTIN , Olivier . Mouvement d’une pensée: Pierre Bourdieu . Paris : Bordas , 2004 .
CHAPOULIE , Jean-Michel . Sur le contexte des héritiers et La reproduction . In: CHAPOULIE , Jean-Michel et al . ( dir .) . Sociologues et sociologies: la France des années 60 . Paris : L’Harmattan , 2005 . p. 13 - 34 .
LOYOLA , Maria Andréa . Bourdieu e a Sociologia . In: LOYOLA , Maria Andréa . Pierre Bourdieu: entrevistado por Maria Andréa Loyola . Rio de Janeiro : UERJ , 2002 . p. 63 - 86 .
MEDEIROS , Cristina Carta Cardoso de . A teoria sociológica de Pierre Bourdieu na produção discente dos programas de pós-graduação em educação no Brasil (1965-2004). 2007 . Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná , Curitiba , 2007 .
NOGUEIRA , Maria Alice . O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas . Cadernos de Pesquisa , São Paulo , v. 51 , p. 1 - 13 , 2021 .
PASSERON , Jean-Claude . Mort d’un ami, disparition d’un penseur . In: ENCREVÉ , Pierre ; LAGRAVE , Rose-Marie ( org .) . Travailler avec Bourdieu . Paris : Flammarion , 2003 . p. 17 - 90 .
PESTAÑA , José Luis Moreno . Passeron, Jean-Claude . In: CATANI , Afrânio Mendes et al . Vocabulário Bourdieu . Belo Horizonte : Autêntica , 2017 . p. 286 - 288 .
PESTAÑA , José Luis Moreno . Passeron, Jean-Claude (1930) . In: SAPIRO , Gisèle ( dir .) . Dictionnaire internacional Bourdieu . Paris : CNRS , 2020 . p. 297 - 309 .
SILVA , Tomaz Tadeu da . Bourdieu e a educação . In: SILVA , Tomaz Tadeu da . Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política . Petrópolis : Vozes , 1996 . p. 229 - 235 .
TURA , Maria de Lourdes Rangel . A observação do cotidiano escolar . In: ZAGO , Nadir ; CARVALHO , Marília Pinto de ; VILELA , Rita Amélia Teixeira ( org .) . Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação . Rio de Janeiro : DP&A , 2003 . p. 183 - 206 .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.