A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político

Autores

  • Adriane Knoblauch Universidade Federal do Paraná
  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245469

Palavras-chave:

A reprodução, 50 anos, Bourdieu e Passeron, Produção científica, Campo educacional brasileiro

Resumo

Este artigo discute o livro de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino , lançado em 1970, na França. Iniciando por uma localização da obra em seu contexto de origem e suas principais premissas teóricas, restituem-se, na sequência, achados derivados de uma pesquisa empírica realizada com artigos publicados em 2020 que faziam referência a esse texto. Foram analisados 51 artigos, localizados na plataforma Google Acadêmico, que foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os artigos demonstraram que, mesmo passados 50 anos da publicação do livro, seu conteúdo ainda é atual e incontornável para observar o sistema de ensino. Foram utilizados conceitos e noções do manuscrito em variados temas e problemas ligados ao campo educacional brasileiro, tais como: a relação entre o desempenho escolar e a origem social dos alunos; o capital cultural como um patrimônio estimulado e transmitido pela família, capaz de gerar impacto na definição de um trajeto escolar bem-sucedido, ou não; o papel da escola na reprodução do capital simbólico e o fato de as ações pedagógicas não serem neutras, e sim exemplos de violência simbólica. Finaliza-se o texto com a indicação de que as leituras realizadas da obra de Bourdieu no Brasil sofreram uma alteração significativa ao longo dos últimos anos. A partir do exame da produção científica estudada, foi possível perceber uma outra lógica de apropriação do arcabouço desenvolvido pelo sociólogo, utilizado como instrumental teórico-metodológico em pesquisas de caráter multidisciplinar e multimetodológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriane Knoblauch, Universidade Federal do Paraná
    Adriane Knoblauch is master and doctor in Education by Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), program Education: History, Policy, Society, and post doctor in Education by Universidade de São Paulo (USP). She is currently professor in the Education Graduation Program at Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), coordinator of the Study and Research Group on School Practices, Teaching and Culture (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Escolares, Docência e Cultura – GEPPEDOC in its Portuguese acronym) and member of the Research Group on Practices of Socialization in the Contemporary World (Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Socialização no Mundo Contemporâneo - GPS).
  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

    Cristina Carta Cardoso de Medeiros is Master and Doctor in Education by Universidade Federal do Paraná (UFPR). She is professor at PPGE/UFPR and vice-coordinator of GEPPEDOC.

Referências

ABRANTES , Pedro . Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português . Análise Social , Lisboa , v. 46 , n. 199 , p. 261 - 281 , 2011 .

ALMEIDA , Lenildes Ribeiro da Silva . Pierre Bourdieu: a transformação social no contexto de “A reprodução” . Inter-Ação , Goiânia , v. 30 , n. 1 , p. 139 - 155 , 2005 .

BARDIN , Laurence . Análise de conteúdo . Lisboa : Ed. 70 , 2006 .

BAUDELOT , Christian . L’éducation, un nouvel objet scientifique, un nouveau champ de lutte: de l’héritier à l’exclu de l’intérieur . In: MÜLLER , Hans-Peter ; SINTOMER , Yves ( org .) . Pierre Bourdieu, théorie et pratique: perspectives franco-allemandes . Paris : La Décoverte , 2006 . p. 165 - 174 .

BAUDELOT , Christian . Qu’est-ce qu’il nous a appris . In: BOUVERESSE , Jacques ; ROCHE , Daniel . La liberté par la connaissance: Pierre Bourdieu (1930-2002) . Paris : Odile Jacob , 2004 . p. 334 - 337 .

BOURDIEU , Pierre . Éducation et domination . In: BOURDIEU , Pierre . Interventions, 1961-2001: science sociale et action politique . Marseille : Agone , 2002a . p. 51 - 80 .

BOURDIEU , Pierre . Retour sur la réception des héritiers et de La reproduction . In: BOURDIEU , Pierre . Interventions, 1961-2001: science sociale et action politique . Marseille : Agone , 2002b . p. 73 - 80 .

BOURDIEU , Pierre . Secouez un peu vos structures! In: DUBOIS , Jacques ; DURAND , Pascal ; WINKIN , Yves ( dir .) . Le symbolique et le social: la réception internationale de la pensée de Pierre Bourdieu . Liège : Université de Liège , 2005 . p. 325 - 341 .

BOURDIEU , Pierre ; PASSERON , Jean-Claude . A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino . Petrópolis : Vozes , 2008 .

CALHOUN , Craig . Bourdieu en pièces détachées: la réception de Bourdieu aux États-Unis . In: MAUGER , Gérard . Rencontres avec Pierre Bourdieu . Bellecombe-en-Bauges : Croquant , 2005 . p. 441 - 452 .

CATANI , Afrânio Mendes ; CATANI , Denice Bárbara ; PEREIRA , Gilson R. de M . As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro . Revista Portuguesa de Educação , Braga , v. 15 , n. 1 , p. 5 - 25 , 2002 .

CATANI , Afrânio Mendes ; CATANI , Denice Bárbara ; PEREIRA , Gilson R. de M . Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo educacional brasileiro . In: KONDER , Leandro ; TURA , Maria de Lourdes Rangel ( org .) . Sociologia para educadores . Rio de Janeiro : Quartet , 2001 . p. 127 - 160 .

CHAMPAGNE , Patrick ; CHRISTIN , Olivier . Mouvement d’une pensée: Pierre Bourdieu . Paris : Bordas , 2004 .

CHAPOULIE , Jean-Michel . Sur le contexte des héritiers et La reproduction . In: CHAPOULIE , Jean-Michel et al . ( dir .) . Sociologues et sociologies: la France des années 60 . Paris : L’Harmattan , 2005 . p. 13 - 34 .

LOYOLA , Maria Andréa . Bourdieu e a Sociologia . In: LOYOLA , Maria Andréa . Pierre Bourdieu: entrevistado por Maria Andréa Loyola . Rio de Janeiro : UERJ , 2002 . p. 63 - 86 .

MEDEIROS , Cristina Carta Cardoso de . A teoria sociológica de Pierre Bourdieu na produção discente dos programas de pós-graduação em educação no Brasil (1965-2004). 2007 . Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná , Curitiba , 2007 .

NOGUEIRA , Maria Alice . O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas . Cadernos de Pesquisa , São Paulo , v. 51 , p. 1 - 13 , 2021 .

PASSERON , Jean-Claude . Mort d’un ami, disparition d’un penseur . In: ENCREVÉ , Pierre ; LAGRAVE , Rose-Marie ( org .) . Travailler avec Bourdieu . Paris : Flammarion , 2003 . p. 17 - 90 .

PESTAÑA , José Luis Moreno . Passeron, Jean-Claude . In: CATANI , Afrânio Mendes et al . Vocabulário Bourdieu . Belo Horizonte : Autêntica , 2017 . p. 286 - 288 .

PESTAÑA , José Luis Moreno . Passeron, Jean-Claude (1930) . In: SAPIRO , Gisèle ( dir .) . Dictionnaire internacional Bourdieu . Paris : CNRS , 2020 . p. 297 - 309 .

SILVA , Tomaz Tadeu da . Bourdieu e a educação . In: SILVA , Tomaz Tadeu da . Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política . Petrópolis : Vozes , 1996 . p. 229 - 235 .

TURA , Maria de Lourdes Rangel . A observação do cotidiano escolar . In: ZAGO , Nadir ; CARVALHO , Marília Pinto de ; VILELA , Rita Amélia Teixeira ( org .) . Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação . Rio de Janeiro : DP&A , 2003 . p. 183 - 206 .

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

Como Citar

A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e245469. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245469