Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Ferreira da Silva Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253814

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Collège de France, Cátedra, Sociologia geral, Reflexividade

Resumo

O artigo se ocupa de um momento específico da obra e atuação profissional de Pierre Bourdieu, seus primeiros cinco anos como catedrático de Sociologia no Collège de France, período em que lecionou o curso que denominou de “Sociologia Geral”. Com o objetivo de analisar sua atuação não apenas como pesquisador, mas também como professor, e então buscar compreender sua concepção de sociologia, o texto retraça o cenário intelectual em torno do Collège de France, destacando o significado da seleção de Pierre Bourdieu para a cátedra de sociologia, bem como analisa os temas, objetivos e fios condutores das aulas proferidas nesses primeiros anos. Este artigo foi produzido a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, de diálogo com autores nacionais e internacionais e da análise do curso de sociologia geral de Bourdieu. O estudo acabou por corroborar a relevância de analisar esse período de ápice na trajetória intelectual do sociólogo. Além disso, evidenciou-se que Bourdieu, na condição de catedrático e com a intencionalidade pedagógica que a posição acarreta, atou as pontas entre ensino e pesquisa em sociologia, privilegiando debates sobre a sociologia bourdieusiana e, sobretudo, sobre o lugar da sociologia no mundo social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Amurabi Oliveira é doutor em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com estágio pós-doutoral pela Universidade Autônoma de Barcelona. É professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Camila Ferreira da Silva Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Camila Ferreira da Silva é doutora em ciências da educação pela Universidade Nova de Lisboa, com estágio pós-doutoral em sociologia política pela UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/FACED/UFAM).

Referências

ARON, Raymond. De la condition historique du sociologue: leçon inaugurale au Collège de France prononcée le 1er décembre 1970. Social Science Information, Paris, v. 10, n. 1, p. 7-29, 1971.

ASTORGA, Luis. La doble leccion de Bourdieu. Argumentos: estudios críticos de la sociedade, Ciudad de México, n. 2, p. 127-128, 1987.

BORTOLUCI, José Henrique; JACKSON, Luiz; PINHEIRO, Fernando. Contemporâneo clássico: a recepção de Pierre Bourdieu no Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 94, p. 217-254, 2015.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Lição sobre a lição. Vila Nova de Gaia: Estratégias Criativas, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas sociais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BOURDIEU, Pierre. Propositions pour l’enseignement de l’avenir/Rapport au Président de la République. Paris: Collège de France, 1985.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1981.

BOURDIEU, Pierre. Sociologia geral: lutas de classificação – curso no Collège de France (1981-1982). v. 1. Petrópolis: Vozes, 2020.

BOURDIEU, Pierre. Sociologie générale: cours ao Collège de France (1981-1983). v. 1. Paris: Raisons d’Agir, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Sociologie générale: les concepts élémentaires de la sociologie. v. 2. Paris: Raisons d’Agir, 2016.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRITO, Angela Xavier de. Rei morto, rei posto? As lutas pela sucessão de Pierre Bourdieu no campo acadêmico francês. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 5-19, 2002.

CATANI, Afrânio Mendes. Collège de France. In: CATANI, Afrânio Mendes et al.(org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 124-125.

CATANI, Afrânio Mendes. Pierre Bourdieu e seu esboço de auto-análise. Eccos, São Paulo, v. 10, n. esp., p. 45-65, 2008.

CHAMPAGNE, Patrick; DUVAL, Julien. Situação do curso de sociologia geral na obra de Pierre Bourdieu. In: BOURDIEU, Pierre. Sociologia geral: lutas de classificação – curso no Collège de France (1981-1982). v. 1. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 165-178.

CONNELL, Raewyn. Canons and colonies: the global trajectory of sociology. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 32, n. 67, p. 349-367, 2019.

FEUERHAHN, Wolf. La politique des chaires au Collège de France. Paris: Les Belles Lettres, 2017.

FOURNIER, Marcel. L’élection de Marcel Mauss au Collège de France. Genèses, Paris, n. 22, p. 160-165, 1996.

FOURNIER, Marcel. Reflections on the legacy of Pierre Bourdieu. The Canadian Journal of Sociology, Edmonton, v. 27, n. 4, p. 577-581, 2002.

FRINGANT, Matthias. Pierre Bourdieu, Sociologie générale, volume 1: Cours au Collège de France (1981-1983). Lectures [En ligne], Lyon, 1 fev. 2019.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HALBWACHS, Maurice. Minha campanha para o Collège de France. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 21, n. 40, p. 25-58, 2001.

HEY, Ana Paula; CATANI, Afrânio Mendes; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. A sociologia da educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 171-195, 2018.

JOLY, Marc. Excellence sociologique et “vocation d’hétérodoxie”: Mai 68 et la rupture Aron-Bourdieu. Revue D’Histoire des Sciences Humaines, Paris, n. 26, p. 17-44, 2015.

LAHIRE, Bernard. Por una sociología em buen estado. In: LAHIRE, Bernard (org.). El trabajo sociológico de Pierre Bourdieu: deudas y críticas. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005. p. 7-25.

LEBARON, Frédéric. Foucault and Bourdieu at the Collège de France. Praktiske Grunde, Copenhagen, n. 1-2, p. 17-28, 2017.

LIZARDO, Omar. The three phases of Bourdieu’s U.S. reception: comment on Lamont. Sociological Forum, Hoboken, v. 27, n. 1, p. 238-244, 2012.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 15-36, 2002.

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A recepção de Pierre Bourdieu na sociologia da educação brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, p. 1-17, 2021.

ROSATTI, Camila Gui; CONSOLIM, Marcia. Entrevista com Julien Duval. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 17, n. 38, p. 373-403, 2018.

SALLAZ, Jeffrey. Classification struggles: lectures at the Collège de France (1981-82). Contemporary Sociology, Washington, DC, v. 49, n. 4, p. 352-354, 2020.

SAPIRO, Gisèle. Entre o nacional e o internacional: o surgimento histórico da sociologia como campo. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 33, n. 2, p. 349-372, 2018.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, p. 60-70, 2002.

VALLE, Ione Ribeiro. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 411-437, 2013.

WACQUANT, Loïq. O legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 19, p. 95-110, 2002.

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

Como Citar

Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e253814. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253814