Socialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas

Autores

  • Maria da Graça J. Setton Universidade de São Paulo
  • Cláudia Vianna Universidade de São Paulo
  • Paulo Rogério da C. Neves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254257por

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Socialização, Habitus, Elites, Gênero, Geração

Resumo

O objetivo do artigo é trazer informações acerca da socialização de gênero em quatro gerações da elite paulistana do século XX e XXI. Trata-se da análise de dados recolhidos na pesquisa Pensamento e práticas de cultura da elite paulistana. A intenção é problematizar experiências socializadoras de homens e mulheres — hetero e homossexuais — indagando sobre as possíveis transformações das formas de hierarquia de poder nestes grupos a partir dos habitus de gênero. Os dados foram recolhidos em entrevistas e questionários, com um olhar qualitativo, aplicados em um grupo de 48 pessoas. A hipótese principal apoia-se na teoria dos capitais de Pierre Bourdieu, entre outras, e suas formas subjetivas de construção de disposições de habitus. Destaca-se, por um lado, que as gerações e o sexo das pessoas passaram por mudanças expressivas, indicando rupturas individuais e sociais com alguns padrões estabelecidos para seu sexo ou geração. Por outro lado, indica-se também a permanência de um sentido prático que continua garantindo em todas as gerações as posições de status em função de suas expertises, subjetividades e berço familiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria da Graça J. Setton, Universidade de São Paulo

    Maria da Graça J. Setton é professora titular em sociologia da educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atua na área de sociologia, sociologia da educação e sociologia da cultura, com ênfase em temas relativos aos processos educativos e socializadores numa perspectiva institucional (escola, mídia, religião, família, organizações voluntárias, ongs), grupal e individual.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

Como Citar

Socialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e254257. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254257por