Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares1

Autores

  • Ana Rodrigues Cavalcanti Alves Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254909por

Palavras-chave:

Batalhadores culturais, Classes populares, Trajetória social, Mobilidade social, Sociologia disposicionalista

Resumo

Este artigo visa discutir trajetórias de mobilidade ascendente entre as classes populares brasileiras por meio da aquisição de capital escolar e inserção no ensino superior nas últimas décadas. A investigação se ancora em uma abordagem teórico-metodológica disposicionalista, que busca analisar as condições objetivas e subjetivas que permitiram o rompimento das fronteiras de classe e a ascensão social por meio do ingresso em um curso de nível superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas em profundidade com membros dessa fração de classe, residentes na região metropolitana de Recife (PE), entre os anos de 2015 e 2016 (denominados neste trabalho como batalhadores culturais, dada sua mobilidade ascendente mediante a incorporação de um montante de capital cultural). A pesquisa buscou reconstruir a trajetória desses membros, bem como as principais disposições e valores constitutivos de seu ethos de classe responsáveis pelo seu processo de mobilidade ascendente via escolarização. A análise permitiu identificar um conjunto de disposições incorporadas no decorrer da trajetória desses indivíduos que favoreceu a aquisição de capital escolar e outras formas de capital cultural, projetando-os ao topo dessa fração de classe. Por outro lado, é possível observar as tensões e conflitos associados às suas tentativas de “subir na vida”, além de um ajuste das expectativas geradas pela aquisição de um diploma de ensino superior à realidade, diante das oportunidades encontradas pelos(as) estudantes egressos(as).

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

Como Citar

Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares1. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e254909. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254909por