As percepções dos professores sobre a transição para o ensino remoto de emergência em uma grande universidade pública no México durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253032engPalavras-chave:
Ensino remoto de emergência, Ensino superior, Universidade pública, COVID-19, PandemiaResumo
Apresentamos os resultados mais relevantes da aplicação de um questionário de acompanhamento a uma amostra de professores da maior universidade pública do México, a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). O objetivo deste estudo foi aprofundar as questões identificadas em um questionário aplicado no início da pandemia (cujos resultados também foram publicados), enviando um questionário de acompanhamento ao corpo docente da universidade meses depois. A intenção era identificar e descrever as opiniões, experiências, características e condições dos professores de ensino superior que tiveram que mudar para o ensino remoto usando ferramentas tecnológicas durante a pandemia. O método empregado foi uma pesquisa exploratória on-line com perguntas abertas e fechadas do tipo Likert que foi aplicada a uma amostra não aleatória de 513 professores da UNAM. De acordo com nossos resultados, em relação à qualidade do ensino, 43% dos participantes afirmaram que era igual ao ensino em sala de aula, 23% disseram que tinha melhorado, e 34% compartilharam que era pior; a maioria disse que gastava em média de 1 a 10 horas por semana em atividades de ensino; o que envolvia mais tempo eram avaliação e fornecimento de feedback sobre as tarefas dos alunos. É evidente que as experiências e atividades de ensino do corpo docente nas instituições de ensino superior estão mudando à medida que a pandemia continua. Os tempos pós-pandêmicos exigirão uma resposta mais convincente das instituições de ensino superior em relação às questões de desigualdade social que a pandemia deixará por um longo período.
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