Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

Autores

  • Cristina Barros universidade de Coimbra
  • António Rochette Cordeiro universidade de Coimbra
  • Rui Gama Universidade de Coimbra
  • Luís Alcoforado Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248231821eng

Palavras-chave:

Sucesso escolar em Portugal, Políticas educativas locais, Educação e território

Resumo

Apesar dos indiscutíveis avanços registados no domínio da educação, ao longo das últimas décadas, Portugal regista, ainda, indicadores de insucesso e de abandono escolar precoce consideravelmente elevados, particularmente quando comparados com os dos outros países da União Europeia. A identificação e necessidade de compreensão desse problema tem originado diversos trabalhos de investigação que compreendem desde fatores mais relacionados com o desenvolvimento, até às motivações e aspirações do aluno, às condições socioeconómicas e culturais das famílias, aos aspetos organizacionais da escola e à qualidade do corpo docente, dando muito menos importância às variáveis mais relacionadas com o contexto territorial. Assumindo, conceitualmente, o insucesso escolar como um fenômeno multideterminado, mas com uma relação direta com o espaço geográfico em que se situam as escolas e em que vivem os alunos, este artigo procura identificar e explicar algumas variáveis mais relacionadas com o território, entendido, neste estudo, numa perspectiva inovadora e dinâmica, procurando realizar sua caraterização identitária através de um conjunto articulado e transversal de indicadores. Desenvolvido na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em Portugal, e após análise estatística robusta, que relaciona o desempenho em provas nacionais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico com as caraterísticas territoriais, este trabalho aponta a existência de influências mútuas destas dimensões, sugerindo a necessidade de um debate participado que suporte intervenções articuladas de combate ao insucesso escolar.

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Publicado

2022-09-09

Como Citar

Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e231821. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248231821eng