Bibliotecas escolares e salas de leitura importam para o aprendizado dos estudantes?

Autores

  • Cecília Coutinho de Miranda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniel Santos Braga Universidade do Estado de Minas
  • Ana Paula Campos Cavalcanti Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242158por

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Sala de leitura, Proficiência em leitura, Avaliação educacional

Resumo

O artigo discute a relação entre a existência e a utilização de espaços escolares para práticas de leitura e o desempenho em exames de proficiência em leitura de estudantes de escolas públicas e privadas no Brasil. Neste trabalho, espaços de leitura são compreendidos como bibliotecas escolares e salas de leitura. Foram utilizados os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2017, de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Com base nesses dados e por meio de uma análise fatorial, elaborou-se um indicador de espaços de leitura. A partir desse indicador, foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais que demonstraram a pertinência do constructo. O pressuposto estabelecido é de que apenas a existência dos recursos escolares não é condição suficiente para a garantia do aprendizado, dependendo também do trabalho pedagógico nesses espaços e suas condições de uso. Os achados indicam associação entre a existência e utilização dos espaços de leitura nas escolas com melhores resultados obtidos pelos estudantes no tocante à proficiência em leitura. Os resultados apontam também que os espaços de leitura repercutem mais em escolas de nível socioeconômico mais baixo, nas quais a existência de recursos escolares, associados à utilização adequada, se convertem em vantagens, em termos de aprendizado para os alunos.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Bibliotecas escolares e salas de leitura importam para o aprendizado dos estudantes?. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e212158. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242158por