Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produto

Autores

  • Eduardo Alves Rodrigues Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Cármen L. H. Agustini Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243770por

Resumo

Neste artigo, com base no quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso, analisamos peças publicitárias que colocam em oferta, no mercado, a educação a distância (EaD). Essas peças circulam socialmente – embora não exclusivamente – na modalidade online. Nosso objetivo consistiu em restituir, por meio de um dispositivo de leitura discursivo e materialista, condições de (re)leitura ao processo de produção de efeitos de sentidos evocáveis nas e pelas referidas peças publicitárias, focalizando como os sentidos de educação em jogo na publicidade da EaD deslocam a inscrição da educação (a distância), afastando-a do paradigma do processo e aproximando-a do paradigma do produto. Esse processo de significação produz como efeito a projeção da educação (a distância) ao estatuto de mercadoria. Com as análises, mostramos que, como mercadoria, a publicidade da EaD instaura discursividades que acirram a luta de classes na sociedade capitalista neoliberal pela articulação e transversalidade discursiva, que (re)atualizam a redução discursiva da EaD à profissionalização, ao menor esforço, à instantaneidade, ao digital, ao trabalho, configurando a EaD como o “novo normal” da/na educação. Como consequência dessa prática discursiva e seu impacto sobre a sociedade, as discursividades que funcionam na publicidade da EaD produzem risco à emancipação do sujeito na e pela educação (a distância).

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Referências

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produto. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e243770. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243770por