Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua

Autores

  • Luciene Cerdas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240660por

Palavras-chave:

Alfabetização, Perspectiva discursiva, Ensino de língua materna, Práticas de alfabetização

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o uso do método fônico na alfabetização, preconizado, em meio a uma “querela dos métodos”, como o único caminho baseado em evidências científicas para alfabetizar. Apesar dessa discussão não ser recente, a partir de 2019, ela ganha força ao integrar a Política Nacional de Alfabetização (PNA), em um momento bastante controverso quanto aos rumos da educação no país. Nesse contexto, a discussão proposta aqui se dá a partir do diálogo com autores como Cecília Goulart, Magda Soares, João Wanderley Geraldi, entre outros que têm se dedicado ao estudo da alfabetização e contribuído na ampliação do debate sobre o ensino da língua materna. Ancorado nesses autores e nos conhecimentos da perspectiva bakhtiniana sobre linguagem, este artigo apresenta práticas pedagógicas realizadas por licenciandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no âmbito do projeto de extensão “A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial de alfabetizadores”, por meio do qual eles se inserem no cotidiano das escolas públicas e participam do planejamento e desenvolvimento de projetos didáticos voltados à alfabetização das crianças. A partir das discussões propostas neste artigo e da atuação dos licenciandos, vislumbram-se práticas fundamentadas na discursividade própria das relações humanas, que se mostram potentes pela valorização da voz das crianças, de sua autoria como leitoras e escritoras e de seu protagonismo no processo de alfabetização, visando à ampliação do seu repertório de práticas culturais de leitura e escrita e sua formação como sujeitos sócio-históricos e culturais na luta pela inclusão social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Ed. 34, 2019.

BARBOSA, Jamile de Oliveira. O desenvolvimento da leitura e escrita no 1º ano da escola Mons. Marinho a partir da inserção do programa Alfa e Beto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Sergipe, São Cristóvão, 2013.

BELINTANE, Claudemir. Leitura e alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 261-277, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2019.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização: o duelo dos métodos. In: SILVA, Ezequiel Teodoro da (org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 51-72.

CERDAS, Luciene. As práticas das professoras alfabetizadoras como objeto de investigação: teses e dissertações de Programas de Pós-Graduação do Estado de São Paulo (1980 a 2005). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2007.

CERDAS, Luciene. Práticas e saberes docentes na alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de pesquisas contemporâneas em educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2012.

CHARTIER, Anne-Marie. Alfabetização e formação de professores da escola primária. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 8, p. 4-12, 1998.

COLELLO, Silvia Maria Gasparian. Sentidos da alfabetização nas práticas educativas. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Unesp, 2014. p. 169-186.

CORAIS, Maria Cristina. Interações discursivas na alfabetização e apropriação do sistema de escrita. In: LINO, Claudia de Souza et al. FEARJ: debates sobre políticas públicas, currículo e docência na alfabetização. Rio de Janeiro: Rona, 2019. p. 155-171.

FIORIN, José Luiz. Introdução do pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1991.

GERALDI, João Wanderley. Alfabetização e letramento: perguntas de um alfabetizador que lê. In: ZACCUR, Edwirges (org.). Alfabetização e letramento: o que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Rovelle, 2011. p. 13-32.

GOULART, Cecília. Para início de conversa sobre os processos de alfabetização e de pesquisa. In: GOULART, Cecília; GARCIA, Inez Helena Muniz; CORAIS, Maria Cristina (org.). Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. Campinas: Mercado das Letras, 2019. p. 13-45.

JOSÉ, Elias. Monstruosidades. São Paulo: Noovha America, 2009.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Como eu ensino).

MORTATTI, Maria do Rosário. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Unesp Digital, 2019.

SILVA, Alexsandro da. Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 49, n. 35, p. 99-126, 2014.

SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, Magda. “Estou indignada com o MEC”. [Entrevista concedida a] Leonardo Pujol. Desafios da Educação, Porto Alegre, 8 abr. 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/magda-soares-alfabetizacao-saeb/ Acesso em: 11 mar. 2021.

» https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/magda-soares-alfabetizacao-saeb/

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004.

SOARES, Magda; MACIEL, Francisca (org.). Alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2000. (Estado do Conhecimento, n. 1).

VILARDO, Cacau. Era uma vez... Ilustrações Bruna Assis Brasil. São Paulo: Paulinas, 2012.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Publicado

2022-10-08

Como Citar

Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e240660. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240660por