Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas

Autores

  • Mônica Aparecida Rodrigues Luppi Universidade Estadual de Londrina
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Edna Liz Prigol Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245243por

Palavras-chave:

Complexidade, Sete saberes, Prática pedagógica

Resumo

Este estudo trata de uma pesquisa realizada com docentes brasileiros e portugueses, constituída por um curso on-line, cuja finalidade era oferecer uma proposta de formação continuada, que integrasse os professores da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, embasando-se nos “Sete saberes necessários à educação do futuro”. Para tanto, enfocou-se nos saberes que tratam das “cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão”, na perspectiva de Edgar Morin. O problema que norteou a investigação buscou analisar as percepções dos participantes do curso quanto à influência da prática pedagógica, da metodologia e da contribuição do saber proposto para a transformação da ação docente. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com auxílio do programa IBM SPSS Statistics. Os resultados indicaram a incidência de reflexões sobre a necessidade de se considerar uma proposta de reforma do pensamento, no campo da educação, que supere a fragmentação do conhecimento. Sobre o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo professor em aula, foi percebida a valorização da interdisciplinaridade, da colaboração, da cooperação, do trabalho coletivo, do papel de mediação e a influência dos aspectos psicológicos com relação ao interesse e à motivação para aprender. Por fim, foi considerada a necessidade da superação de pensamentos deterministas, possibilitando, assim, a compreensão de que os conhecimentos estão sujeitos a erros e ilusões, inclusive no campo da educação, e que a expansão do pensamento humano pode favorecer a busca por soluções aos problemas educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Thesaurus brasileiro da educação, Brased. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao Acesso em: 07 jun. 2019.

» http://portal.inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao

DELORS, Jacques (coord.). Os quatro pilares da educação. In: DELORS. Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez. 1998. p. 89-102.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

DUARTE, Sérgio Guerra. Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro: Antares Nobel, 1986.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

KOOGAN, A Abrahão; HOUAISS, Antonio. Koogan/Houaiss: enciclopédia e dicionário ilustrado. 4. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 22. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015a.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015b.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015c.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleodora F. da Silva e Janne Sawaya. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2001.

NICOLESCU, Basarah. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Trion, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma ressignificação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 23-87.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez. 2011.

Publicado

2022-10-08

Como Citar

Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e245243. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245243por