Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura

Autores

  • Cristina Meyer Universidade Estadual de Campinas
  • Leticia Losano
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246037por

Palavras-chave:

Identidade, Revisão de literatura, Professor de matemática

Resumo

Diversos estudos que revisaram a literatura nacional e internacional sobre identidade de estudantes e professores foram realizados nos últimos cinco anos para analisar como pesquisadores do campo da educação matemática têm usado este conceito. Neste artigo, realizou-se uma revisão sistemática do tipo metassíntese das cinco principais revisões de literatura sobre este tema publicadas nas duas últimas décadas, dentro e fora do Brasil. Seu objetivo é compreender e discutir múltiplas perspectivas e conceitualizações da identidade profissional docente e suas implicações para a pesquisa desta área de investigação. O processo de revisão de revisões sistemáticas deu-se mediante fichamento e síntese interpretativa de cada estudo para, ao final, discutir e elaborar uma síntese integrativa das sínteses interpretativas produzidas. Os resultados evidenciam que conceitualizações de identidade se desenvolveram em um movimento pendular que oscila entre as dimensões do sujeito e do contexto social e caminham em direção à inter-relação entre elas. Foram apontados problemas teórico-metodológicos em pesquisas da área que ainda constituem um desafio à construção de conceitualizações mais operacionais. Entende-se que conceituar identidade de forma consistente e operacional quanto às perspectivas assumidas e às metodologias de análise desenvolvidas é um caminho em construção e um desafio a ser enfrentado pelo campo de estudo da identidade profissional. O estudo dos múltiplos modos de conceituar e investigar a identidade, além de problematizar uma questão epistemológica importante, fornece lentes ou ferramentas teóricas úteis para analisar e compreender a complexidade de quem é e como se constitui o professor que atua nas escolas, sobretudo o de matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BATTEY, Dan; FRANKE, Megan Loef. Transforming Identities: understanding teachers across professional development and classroom practice. Teacher Education Quarterly, Illinois, v. 35, n. 3, p. 127-149, 2008.

BEIJAARD, Douwe; MEIJER, Paulien; VERLOOP, Nico. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, Philadelphia, v. 20, p. 107-128, 2004. https://doi.org/10.1016/j.tate.2003.07.001

» https://doi.org/10.1016/j.tate.2003.07.001

CHRONAKI, Anna; MATOS, Anastasios. Technology use and mathematics teaching: Teacher change as discursive identity work. Learning, Media and Technology, London, v. 39, n. 1, p. 107-125, 2014. https://doi.org/10.1080/17439884.2013.776076

» https://doi.org/10.1080/17439884.2013.776076

DARRAGH, Lisa. Identity research in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 93, n. 1, p. 19-33, 2016. https://doi.org/10.1007/s10649- 016-9696-5

» https://doi.org/10.1007/s10649- 016-9696-5

DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam matemática: uma insubordinação criativa em tempos de resistência. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 30, p. 636-653, 2019.

DE PAULA, Enio Freire; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam matemática. Imagens da Educação, Maringá, v. 8, n. 2, p. 1-23, 2018. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.42751

» https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.42751

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos e saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 164-185, jan./abr. 2017. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647773

» https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647773

GEE, James Paul. Identity as an analytic lens for research in education. Review of Research in Education, Washington, v. 25, p. 99–125, 2000. https://doi.org/10.3102/0091732X025001099

» https://doi.org/10.3102/0091732X025001099

GEPFPM. Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as Revisões Sistemáticas. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho (org.) Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília, DF: SBEM, 2018. p. 234-254.

GODFREY, Mary; DENBY, Tracy. The methodology of systematic reviews: conception of the process. Leeds: University of Leeds, 2006.

GOOS, Merrilyn; BENNISON, Anne. Developing a communal identity as beginning teachers of mathematics: emergence of an online community of practice. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, n. 11, p. 41-60, 2008. https://doi.org/10.1007/s10857-007-9061-9

» https://doi.org/10.1007/s10857-007-9061-9

GRAVEN, Mellony. Investigating mathematics teacher learning within an in-service community of practice: the centrality of confidence. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 57, n. 2, p. 177-211, 2004. https://doi.org/10.1023/B:EDUC.0000049277.40453.4b

» https://doi.org/10.1023/B:EDUC.0000049277.40453.4b

GRAVEN, Mellony; HEYD-METZUYANIM, Einat. Mathematics identity research: the state of the art and future directions. ZDM Mathematics Education, New York, v. 1, p. 361-377, 2019. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01050-y

» https://doi.org/10.1007/s11858-019-01050-y

HEYD-METZUYANIM, Einat; LUTOVAC, Sonja; KAASILA, Raimo. Identity. In: HANNULA, Markku Sakari et al. (ed.). Attitudes, beliefs, motivation, and identity in mathematics education: an overview of the field and future directions. New York: Springer Open, 2016. p. 14-17. https://doi.org/10.1007/978-3-319-32811-9

» https://doi.org/10.1007/978-3-319-32811-9

HOLLAND, Dorothy; LAVE, Jean. Social practice theory and the historical production of persons. Actio, Osaka, n. 2, p. 1-15, 2009.

HOLLAND, Dorothy et al. Identity and agency in cultural worlds. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

HORN, Illana Seidel et al. Developing practices in multiple worlds: the role of identity in learning to teach. Teacher Education Quarterly, Illinois, v. 35, n. 3, p. 61-72, 2008.

HOSSAIN, Sarmin; MENDICK, Heather; ADLER, Jill. Troubling ‘understanding mathematics in-depth’: Its role in the identity work of student-teachers in England. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 84, n. 1, p. 35-48, 2013. https://doi.org/10.1007/s10649-013-9474-6

» https://doi.org/10.1007/s10649-013-9474-6

KAASILA, Raimo. Using narrative inquiry for investigating the becoming of a mathematics teacher. ZDM Mathematics Education, New York, v. 39, p. 205-213, 2007. https://doi.org/10.1007/s11858-007-0023-6

» https://doi.org/10.1007/s11858-007-0023-6

KAASILA, Raimo; HANNULA, Markku Sakari; LAINE, Anu. “My personal relationship towards mathematics has necessarily not changed but...” Analyzing preservice teachers’ mathematical identity talk. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 10, n. 4, p. 975-995, 2012. https://doi.org/10.1007/s10763-011-9308-x

» https://doi.org/10.1007/s10763-011-9308-x

LANGER-OSUNA, Jennifer Marie; ESMONDE, Indigo. Insights and advances on research on identity in mathematics education. In: CAI, Jinfa (ed.). Compendium for research in mathematics education. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 2017. p. 637-648.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

LERMAN, Stephen. The social turn in mathematics education. In: BOALER, Jo (ed.). Multiple perspectives on mathematics education. Westport: Ablex, 2000. p. 19-44.

LOSANO, Leticia; FIORENTINI, Dario. A constituição identitária de professores de matemática no contexto dos mestrados profissionais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e190193, 2018. https://doi.org/10.1590/0102-4698190193

» https://doi.org/10.1590/0102-4698190193

LOSANO, Ana Leticia; FIORENTINI, Dario. Identidade e agência profissional de um professor de matemática na interface dos mundos da escola e do mestrado profissional. Bolema, Rio Claro, v. 35, p. 1217-1245, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a01

» http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a01

LOSANO, Leticia; FIORENTINI, Dario. Practising Mathematics Teachers and Teacher-Education Initiatives. In: LLINARES, Salvador; CHAPMAN, Olive (org.). International handbook of mathematics teacher education. v. 3, Leiden: Brill, 2020. p. 367-391. https://doi.org/10.1163/9789004419230_015

» https://doi.org/10.1163/9789004419230_015

LOSANO, Leticia; FIORENTINI, Dario; VILLARREAL, Mónica. The development of a mathematics teacher’s professional identity during her first year teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v. 21, p. 287-315, 2018. https://doi.org/10.1007/s10857-017-9364-4

» https://doi.org/10.1007/s10857-017-9364-4

LUTOVAC, Sonja; KAASILA, Raimo. Future directions in research on mathematics-related teacher identity. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 16, p. 759-776, 2018. https://doi.org/10.1007/s10763-017-9796-4

» https://doi.org/10.1007/s10763-017-9796-4

RADOVIC, Darinka; BLACK, Laura; WILLIAMS, Julian; SALAS, Christian. Towards conceptual coherence in the research on mathematics learner identity: a systematic review of the literature. Educational Studies in Mathematics, New York, v. 99, n. 1, p. 21-42, 2018. https://doi.org/10.1007/s10649-018-9819-2

» https://doi.org/10.1007/s10649-018-9819-2

SFARD, Anna; PRUSAK, Anna. Telling identities: In search of an analytic tool for investigating learning as a culturally shaped activity. Educational Researcher, Washington, DC, v. 34, n. 4, p. 14-22, 2005. https://doi.org/10.3102/0013189X034004014

» https://doi.org/10.3102/0013189X034004014

SKOTT, Jeppe. Understanding the role of the teacher in emerging classroom practices: searching for patterns of participation. ZDM Mathematics Education, New York, v. 45, n. 4, p. 547-559, 2013. https://doi.org/10.1007/s11858-013-0500-z

» https://doi.org/10.1007/s11858-013-0500-z

SKOTT, Jeppe; MOSVOLD, Reidar; SAKONIDIS, Charalampos. Classroom practice and teachers’ knowledge, beliefs and identity. In: DREYFUS, Tommy et al. (ed.). Developing research in mathematics education. London: Routledge, 2018. p. 162-180.

WALSHAW, Margaret. Pre-service mathematics teaching in the context of schools: an exploration into the constitution of identity. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v. 7, p. 63-86, 2004. https://doi.org/10.1023/B:JMTE.0000009972.30248.9c

» https://doi.org/10.1023/B:JMTE.0000009972.30248.9c

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e246037. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246037por