Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247481

Palavras-chave:

Formação inicial, Educação do campo, Políticas públicas

Resumo

O objetivo deste estudo original foi conhecer o perfil socioeconômico, formativo e profissional dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – (UFPI), Campus de Teresina, e sugerir ações para garantir o seu acesso, sua permanência e seu sucesso. Trata-se de uma pesquisa relevante, pois o conhecimento do perfil dos estudantes, da realidade social em que vivem, contribui para a produção de informações que poderão ser utilizadas como subsídios para o (re)planejamento de ações administrativas e pedagógicas, de forma situada. O universo investigado pela pesquisa foi composto por 98 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI, Campus de Teresina. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário durante o período letivo 2019/2. Os resultados apontam para a necessidade de estruturar e desenvolver, em parceria com os estudantes, professores e movimentos sociais organizados, uma política pública de assistência estudantil que garanta condições de acesso, permanência e conclusão do curso, de modo a garantir a sustentabilidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo como política pública permanente e sustentável.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e247481. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349247481