Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248317

Palavras-chave:

Violência escolar, Política pública de segurança, Polícia militar, Avaliação de impacto, Quase experimento

Resumo

A violência escolar é um fenômeno mundial que afeta um número significativo de pessoas. Estudos indicam que ela é amplamente disseminada no Brasil, tendo se tornado objeto de fortes preocupações públicas e acadêmicas a partir do final dos anos 1990. O problema da violência escolar tem levado à criação de uma variedade de iniciativas e programas de segurança pública voltados à sua prevenção, cujo impacto tem sido pouco avaliado no Brasil em comparação com a literatura internacional. Em maio de 2019, o governo do Paraná iniciou a implementação de um programa chamado Escola Segura, que contratou policiais militares da reserva ou reformados para atuar na prevenção da violência e de delitos nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do Escola Segura na sensação de segurança, na vitimização, na pichação e no consumo de drogas ilícitas em uma escola pública da cidade de Londrina. São utilizados dados de um survey de vitimização aplicado na escola estudada e em uma outra escola similar que não recebeu o programa. O impacto é estimado por meio do método quase experimental das Diferenças em Diferenças. Os resultados mostram que o Escola Segura não tem nenhum impacto nas variáveis analisadas. Esses resultados são discutidos à luz do contexto político atual, marcado pela crescente participação de militares na gestão pública e escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas – Unesco Digital Library. Brasília, DF: Unesco, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133967 Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133967

AN/PR. Agência de Notícias do Paraná. Programa Escola Segura chega a mais de 100 unidades. Curitiba: Secretaria da Segurança Pública, 2020. Disponível em https://www.seguranca.pr.gov.br/Noticia/Programa-Escola-Segura-chega-mais-de-100-unidades Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://www.seguranca.pr.gov.br/Noticia/Programa-Escola-Segura-chega-mais-de-100-unidades

BORGES, Doriam. Vitimização e sentimento de insegurança no Brasil em 2010: teoria, análise e contexto. Mediações, Londrina, v. 18, n. 1, p. 141-163, 2013.

BIRKELAND, Sarah; MURPHY-GRAHAM, Erin; WEISS, Carol. Good reasons for ignoring good evaluation: the case of the drug abuse resistance education (D.A.R.E.) program. Evaluation and Program Planning, Amsterdam, v. 28, n. 3, p. 247-256, 2005.

CARDOSO, João Casqueira; GOMES, Candido Alberto; SANTANA, Edna Ugolini. Escola e polícia em três países: vinho novo em odres velhos ou a crise das instituições. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 81, p. 685-710, 2013.

COHEN, Lawrence E.; FELSON, Marcus. Social change and crime rate trends: a routine activity approach. American Sociological Review, Ann Arbor, v. 44, n. 4, p. 588-608, 1979.

DEBARBIEUX, Éric. Violência na escola: um desafio mundial? Lisboa: Instituto Piaget, 2006. (Horizontes pedagógicos).

ECK, John E. Drug markets and drug places: a case–control study of the spatial structure of illicit drug dealing. 1994. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of Maryland, Department of Criminology and Criminal Justice, College Park, MD, 1994.

FINN, Peter; MCDEVITT, Jack. National assessment of school resource officer programs: final project report. Cambridge: [S. n.], 2005. Disponível em: http://www.ncjrs.gov/ pdffiles1/nij/grants/209273.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.

» http://www.ncjrs.gov/ pdffiles1/nij/grants/209273.pdf

FOGUEL, Miguel Nathan. Diferenças em diferenças. In: MENEZES FILHO, Naercio Aquino; PINTO, Cristine Campos Xavier (org.). Avaliação econômica de projetos sociais. v. 3. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2017. p. 39-54.

G1 PARANÁ. Deputados aprovam implantação de até 200 escolas cívico-militares no Paraná. G1, Paraná, 28 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/09/28/deputados-aprovam-implantacao-de-ate-200-escolas-civico-militares-no-parana.ghtml Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/09/28/deputados-aprovam-implantacao-de-ate-200-escolas-civico-militares-no-parana.ghtml

GERTLER, Paul J. et al. Impact evaluation in practice. Washington, DC: World Bank, 2016.

GODINHO, Letícia; MIRANDA, Jovânio. Uma avaliação quase experimental do PROERD. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA (ABCP), 9., Brasília, DF., 2014. Anais... Rio de Janeiro: ABPC, 2014. p. 1-22

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população. Rio de Janeiro: IBGE, [2019]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=o-que-e Acesso em: 30 jan. 2021

» https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=o-que-e

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2012. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2013. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64436.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64436.pdf

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2015. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv65682.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv65682.pdf

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/ Acesso em: 30 jan. 2021.

» http://ideb.inep.gov.br/

JENNINGS, Wesley G. et al. Evaluating the relationship between law enforcement and school security measures and violent crime in schools. Journal of Police Crisis Negotiations, London, v. 11, n. 2, p. 109-124, 2011.

JOHNSON, Ida. School violence: the effectiveness of a school resource officer program in a southern city. Journal of Criminal Justice, Washington, DC, v. 27, n. 2, p. 173-192, 1999.

KUPCHIK, Aaron. Homeroom security: school discipline in an age of fear. New York: NYU, 2010.

LESTER, Soraya; LAWRENCE, Cayleigh; WARD, Catherine. What do we know about preventing school violence? A systematic review of systematic reviews. Psychology, Health & Medicine, Abingdon, v. 22, sup. 1, p. 187-223, 2017.

LOURDES, Maria de Fátima Rufino Figueiró. Programa Educacional de Resistência às Drogas: a construção de uma proposta de modelo para avaliação na Polícia Militar de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Segurança Pública) – Academia de Polícia Militar, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2013.

MENDES, Carla Silva. Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 581-588, 2011.

NA, Chongmin; GOTTFREDSON, Denise C. Police officers in schools: effects on school crime and the processing of offending behaviors. Justice Quarterly, London, v. 30, n. 4, p. 619-650, 2013.

NESELLO, Francine et al. Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 14, n. 2, p. 119-136, 2014.

OLIVEIRA, Valéria Cristina de; XAVIER, Flávia Pereira. Dossiê: violência em contexto escolar e escola em contexto violento. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 178-187, 2018.

OLIVEIRA, Valéria Cristina de; XAVIER, Flávia Pereira. Dossiê: violência em contexto escolar e escola em contexto violento II. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 102-105, 2019.

PETROSINO, Anthony; GUCKENBURG, Sarah; FRONIUS, Trevor. Policing schools’ strategies: a review of the evaluation evidence. Journal of Multidisciplinary Evaluation, Kalamazoo, v. 8, n 17, p. 80-101, 2012.

ROLIM, Marcos; HERMANN, Daiana; OLIVEIRA, Camila Louis. O PROERD funciona? Notas a partir de estudo quase-experimental. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 56, n. 3, p. 381-390, 2020.

R CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. R Roundation for Statistical Computing. The R Project for Statistical Computing, Austria, 2013. Disponível em: https://www.R-project.org/ Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://www.R-project.org/

RODRIGUES, Corinne Davis; OLIVEIRA, Valéria Cristina. Medo do crime e desordem: uma análise da sensação de insegurança e do risco percebido na capital de Minas Gerais. Teoria & Sociedade, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 156-184, 2012.

RUOTTI, Caren; ALVES, Renato Alves; CUBAS, Viviane de Oliveira. Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

SANTOS, José Vicente Tavares dos; MACHADO, Elisabeth Mazeron. A violência nas escolas e os dilemas do controle social: uma proposta dialógica. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 106-125, 2019.

SEED/PR. Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Escola Segura é aprovada em 100% das instituições que receberam o programa. Curitiba: SEED/PR, 2019. Disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escola-Segura-e-aprovada-em-100-das-instituicoes-que-receberam-o-programa Acesso em: 18 jul. 2022.

» http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Escola-Segura-e-aprovada-em-100-das-instituicoes-que-receberam-o-programa

SEED/PR. Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Núcleo Regional de Educação de Londrina. Curitiba: SEED/PR, [2019]. Disponível em: https://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=538 Acesso em: 30 jan. 2021.

» https://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=538

SESP/PR. Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Paraná. Centro de Análise, Planejamento e Estatística – CAPE. Curitiba: SESP/PR, [2019].

SHADISH, William R.; COOK, Thomas D.; CAMPBELL, Donald T. Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin, 2002.

SPOSITO, Marilia Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 24-39, 2002.

SSP/PR. Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Londrina recebe o programa Escola Segura em 18 colégios estaduais Segurança. Curitiba: SSP/PR, 2019. Disponível em: http://www.seguranca.pr.gov.br/Galeria-de-Imagens/Londrina-recebe-o-programa-Escola-Segura-em-18-colegios-estaduais Acesso em: 21 maio 2019.

» http://www.seguranca.pr.gov.br/Galeria-de-Imagens/Londrina-recebe-o-programa-Escola-Segura-em-18-colegios-estaduais

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lucia Cavalcanti de Albuquerque. Evaluation of a Brazilian school violence prevention program (Violência Nota Zero). Pensamiento Psicológico, Cali, v. 14, n. 1, p. 63-76, 2016.

SWARTZ, Kristin et al. Policing schools: examining the impact of place management activities on school violence. American Journal of Criminal Justice, New York, v. 41, n. 3, p. 465-483, 2016.

THERIOT, Matthew T. School resource officers and the criminalization of student behavior. Journal of Criminal Justice, New York, v. 37, n. 3, p. 280-287, 2009.

TILLYER, Marie S.; ECK, John E. Getting a handle on crime: a further extension of routine activities theory. Security Journal, New York, v. 24, p. 179-193, 2011.

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Behind the numbers: ending school violence and bullying. Paris: Unesco, 2019.

WHITE, Halbert. A heteroskedasticity-consistent covariance matrix and a direct test for heteroskedasticity. Econometrica, Ann Arbor, v. 48, n. 4, p. 817-838, 1980.

WING, Coady; SIMON, Kosali; BELLO-GOMEZ, Ricardo. Designing difference in difference studies: best practices for public health policy research. Annual Review of Public Health, San Mateo, v. 39, p. 453-469, 2018.

ZEILEIS, Achim. Econometric computing with HC and HAC covariance matrix estimators. Journal of Statistical Software, [S. l.], v. 11, n. 10, p. 1-17, 2004. Disponível em: https://www.istatsoft.org/v011/i10 Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://www.istatsoft.org/v011/i10

ZEILEIS, Achim; HOTHORN, Torsten. Diagnostic checking in regression relationships. R News, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 7-10, 2002. Disponível em: https://cran.r-project.org/web/packages/lmtest/vignettes/lmtest-intro.pdf Acesso em: 18 jul. 2022.

» https://cran.r-project.org/web/packages/lmtest/vignettes/lmtest-intro.pdf

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e248317. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248317