O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248608por

Palavras-chave:

Performatividade, Dispositivo pedagógico, Ensino de matemática, Anos iniciais

Resumo

Neste artigo, aborda-se, no âmbito da pesquisa em educação matemática, o impacto de políticas públicas educacionais reformistas que viabilizam o crescimento de parcerias público-privadas, com o pretexto de promover a melhoria no desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala. Busca-se caracterizar alguns princípios comunicacionais relacionados a este fenômeno no contexto de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Essa caracterização fundamenta-se em alguns conceitos da teoria sociológica de Basil Bernstein, em especial na ideia de dispositivo pedagógico, em associação com a noção de performatividade, tomada em consonância com Stephen Ball. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de observações de encontros de formação de professores, de aulas e da rotina escolar, assim como de documentos e entrevistas realizadas com uma formadora, dois docentes e três gestoras escolares. Os dados foram analisados à luz da linguagem de descrição bernsteiniana e os resultados apontaram dois princípios reguladores das atividades realizadas no referido programa: o das relações verticalizadas entre os agentes; e o da preparação para a reprodução de textos matemáticos válidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, Wagner Ribeiro; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. A transformação dos textos dos materiais curriculares educativos por professores de matemática: uma análise dos princípios presentes na prática pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 580-600, 2014.

ALDERTON, Julie; GIFFORD, Sue. Teaching mathematics to lower attainers: dilemmas and discourses. Research in Mathematics Education, Abingdon, v. 20, n. 1, p. 53-69, 2018.

AMARO, Ivan. Avaliar ou examinar a escola? Performatividade, regulação e intensificação do trabalho docente. Impulso, Piracicaba, v. 24, n. 61, p. 109-127, 2014.

BALL, Stephen John. Performativities and fabrications in the education economy: towards the performative society? Australian Educational Researcher, Melbourne, v. 27, n. 3, p. 1-23, 2000.

BALL, Stephen John. The teacher’s soul and the terrors of performativity. Journal of Education Policy, Abingdon, v. 18, n. 2, p. 215-228, 2003.

BERNSTEIN, Basil. Class, codes and control: the structuring of pedagogic discourse. v. 4. London: Routledge, 1990.

BRADFORD, Chris; BRAATEN, Melissa. Teacher evaluation and the demoralization of teachers. Teaching and Teacher Education, Oxford, v. 75, p. 49-59, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília, DF: MEC: INEP, 2008.

CLAPHAM, Andrew. Post-fabrication and putting on a show: examining the impact of short notice inspections. British Educational Research Journal, Hoboken, v. 41, n. 4, p. 613-628, 2015.

CLARKE, Matthew. Terror/enjoyment: performativity, resistance and the teacher’s psyche. London Review of Education, London, v. 11, n. 3, p. 229-238, 2013.

CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Reverberações da aprendizagem de professores de matemática em uma comunidade fronteiriça entre universidade-escola. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 70, p. 273-292, 2018.

CRESWELL, John W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 4. ed. Boston: Pearson, 2012.

CUNHA, Viviane Gualter Peixoto da; MARCONDES, Maria Inês. Desenvolvimento de discursos de políticas educacionais ao longo do tempo: subsídios epistemológicos para análise do processo de recontextualização em textos oficiais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 503-530, 2014.

CUNHA, Viviane Gualter Peixoto da; MARCONDES, Maria Inês; LEITE, Vânia Finholdt Ângelo. Formação da identidade do professor no cenário das políticas locais de centralização curricular: limites e possibilidades. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 683-710, 2015.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. Introduction: the discipline and practice of qualitative research. In: DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions (ed.). The Sage handbook of qualitative research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 1-32.

FANIZZI, Sueli; SANTOS, Vinício de Macedo. Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais em matemática. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 3, p. 457-473, 2017.

FERREIRA, Patrícia de Faria; FONSECA, Márcia Souza. A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico: a formação matemática nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 809-830, 2017.

FLICK, Uwe. An introduction to qualitative research. 5. ed. London: Sage, 2014.

FRANCO NETO, Vanessa; SILVA, Marcio Antônio da. Competências profissionais de professores de matemática do ensino médio valorizadas por uma boa escola: a supremacia da cultura da performatividade. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 143-164, 2013.

GANDIN, Luís Armando; LIMA, Iana Gomes de. Reconfiguração do trabalho docente: um exame a partir da introdução de programas de intervenção pedagógica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 663-677, 2015.

GIRALDO, Victor; FERNANDES, Filipe Santos. Caravelas à vista: giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 30, p. 467-501, 2019.

HENNESSY, Jennifer; MCNAMARA, Patricia Mannix. At the altar of educational efficiency: performativity and the role of the teacher. English Teaching, Bingley, v. 12, n. 1, p. 6-22, 2013.

KANES, Clive; MORGAN, Candia; TSATSARONI, Anna. The PISA mathematics regime: knowledge structures and practices of the self. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 87, n. 2, p. 145-165, 2014.

LERMAN, Stephen. Mapping the effects of policy on mathematics teacher education. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 87, n. 2, p. 187-201, 2014.

LIRA, Ismael Santos; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Recontextualizações de um Programa de Intervenção Pedagógica para o ensino de matemática. Zetetiké, Campinas, v. 28, p. 1-21, 2020.

LOPES, Alice Casimiro. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 50-64, 2005.

MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 293-318, 2013.

OLIVEIRA, Rosana de. Políticas públicas: diferentes interfaces sobre a formação do professor de matemática. Zetetiké, Campinas, v. 17, p. 17-36, 2009.

POVEY, Hilary; ADAMS, Gill; EVERLEY, Rosie. “Its influence taints all”: urban mathematics teachers resisting performativity through engagement with the past. Journal of Urban Mathematics Education, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 52-65, 2017.

SILVA, Luciana Leandro da; HYPOLITO, Álvaro Moreira. Avaliação, Estado e regulação: repercussões da Prova Brasil na (con)formação dos profissionais e no gerencialismo nas escolas. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 26, n. 128, p. 1-27, 2018.

SILVA, Maiana Santana da; BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática e a recontextualização pedagógica operada por professores iniciantes. Unión, Andujar, v. 9, n. 34, p. 47-67, 2013.

SOUZA, Antônio Carlos Carrera de; SILVA, Michela Tuchapesk da. Do conceito à prática da autonomia do professor de matemática. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1309-1328, 2015.

WERLER, Tobias; FÆREVAAG, Margaret Klepstad. National testing data in Norwegian classrooms: a tool to improve pupil performance? Nordic Journal of Studies in Educational Policy, Abingdon, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e248608. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248608por