Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249711por

Palavras-chave:

Automutilação, Escola, Professor

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em revisar as produções acadêmicas publicadas nos últimos dez anos, sobre a automutilação na adolescência e suas repercussões na vivência escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados Scielo e Scopus. Como resultados, destaca-se a identificação de 13 artigos, os quais foram analisados através das categorias: i) perspectiva do professor, tendo como base os desafios enfrentados e as contribuições do contexto escolar em casos de automutilação; e ii) fatores desencadeantes relacionados à automutilação. Conclui-se que para os adolescentes o ato de automutilar-se é uma forma de comunicação consigo mesmos e com os outros, sendo um movimento solitário e ao mesmo tempo sinalizador do sofrimento psíquico que estão vivenciando, o qual pode ser observado e experienciado de diversas formas. A palavra, o gesto, a vivência e as atitudes como um todo, individuais e coletivas, são consideradas como fatores geradores tanto da aceitação de suas questões psíquicas, como ocasionadores do ato de auto mutilar-se. Nesse sentido, a percepção da família e do professor tornou-se um movimento importante, na visão dos adolescentes, pois ambos têm condições de ajudá-los, oferecendo suporte, apoio, acolhimento e escuta, essenciais para enfrentarem o período conturbado que estão vivendo.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e279711. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249711por