Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional

Autores

  • Marlova Estela Caldatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carlos Alexandre Ribeiro Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Carrillo Yanez Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249650por%20

Palavras-chave:

Conhecimento matemático do professor, Exame Nacional de Qualificação, MTSK, Política pública educacional, PROFMAT

Resumo

Analisa-se, neste artigo, a natureza dos conhecimentos, especialmente os de cunho especializado, evocados na resolução das questões que compuseram Exames Nacionais de Qualificação (ENQ), desenvolvidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), entre os anos de 2012 e 2019. O foco nesse programa deu-se por pautar-se no desenvolvimento de uma sólida formação em Matemática, que contemple as necessidades provenientes do cotidiano dos professores no espaço da escola e de suas necessidades amplas de desenvolvimento e de valorização profissional. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo em que, a partir da análise de conteúdo interpretativa, foram classificadas, à luz do modelo conceitual-analítico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), um total de 62 questões, que compuseram os ENQ aplicados no primeiro semestre de oito anos. A análise realizada evidenciou que: a) mais de 70% das questões focam exclusivamente em conhecimentos que figuram apenas em um subdomínio do Mathematical Knowledge (MK), o Knowledge of Topics, enquanto somente 5% delas abordam conhecimentos que figuram em todos os subdomínios do MK; b) Ausência, em todas as questões, de conhecimentos associados ao domínio Pedagogical Content Knowledge (PCK). Assim, conclui-se que a avaliação desenvolvida por meio do ENQ privilegia conhecimentos que figuram somente em um dos seis subdomínios do conhecimento que, realmente, ampara o professor em seu trabalho diário junto à matemática e que se contrapõe aos resultados de diversas e relevantes pesquisas que enfatizam a importância e impacto, na prática docente, de conhecimentos associados ao domínio PCK.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVARADO, Clara; CAÑADA, Florentina; GARRITZ, Andoni. Canonical pedagogical content knowledge by CoRes for teaching acid-base chemistry at high school. Chemistry Education Research and Practice, Cambridge, v. 16, n. 3, p. 603-618, 2015.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BAUMERT, Jurgen et al. Teachers´mathematical knowledge, cognitive activation in the classroom and student progress. American Educational Research Journal, Boston, v. 47, n. 1, p. 133-180, 2010.

BORN, Barbara Barbosa; PRADO, Ana Pires do; FELIPPE, Janaína Mourão Freire Gori. Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 01-22, e201945002003, 2019.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ofício N° 031_06/2010/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES. Brasília, DF: Capes, 2010.

CALDATTO, Marlova Estela. O PROFMAT e a formação do professor de matemática: uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. 2015. 414 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

CALDATTO, Marlova Estela; PAVANELLO, Regina Maria; FIORENTINI, Dario. The PROFMAT Program and Mathematics Teacher Education: a curricular analysis from a procedural and decentralizing perspective. Bolema [online], Rio Claro, n. 30, v. 56, p. 906-925, 2016.

CALDATTO, Marlova Estela; FIORENTINI, Dario; PAVANELLO, Regina Maria. Uma análise do Projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT. Zetetiké [online], Campinas, v. 26, n. 2, p. 260-281, 2018.

CALDATTO, Marlova Estela; RIBEIRO, Miguel. An analysis of the nature of the knowledge disseminated by a mathematics teacher training policy: The PROFMAT case. Proceedings of the Eleven Congress of the European Mathematical Society for Research in Mathematics Education, Utrecht, 2019.

CARRILLO, José et al. Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) in the “dissecting an equilateral triangle” problem. Ripem, Brasília, DF, v. 7, n. 2, p. 88-107, 2017.

CARRILLO, José et al. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, London, v. 20, n. 3, p. 236-253, 2018.

DARLING-HAMMOND, Linda. Teacher quality and student achievement. Education Policy Analysis Archives, Tucson, v. 8, n. 1, p. 1-44, 2000.

ETKINA, Eugenia. Pedagogical content knowledge and preparation of high school physics teachers. Physical Review Special Topics: Physics Education Research, New York, v. 6, n. 2, p. 1-26, 2010.

FARIAS, José Vilani de; VILELA, Denise Farias. O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 22, n. 1, p. 109-129, 2017.

FLORES, Eric et al. El Papel del MTSK como modelo de conocimiento del profesor en las interrelaciones entre los espacios de trabajo matemático. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 54, p.204-221, 2016.

JÜTTNER, Melanie; NEUHAUS, Birgit Jana. Validation of a paper-and-pencil test instrument measuring biology teachers’ pedagogical content knowledge by using think-aloud interviews. Journal of Education and Training Studies, Beaverton, v. 1, n. 2, p. 113-125, 2013.

KLEICKMANN, Thilo et al. Content knowledge and pedagogical content knowledge in Taiwanese and German mathematics teachers. Teaching and Teacher Education, London, n. 46, p. 115-126, 2015.

KRAUSS, Stefan; BAUMERT, Jurgen; BLUM, Werner. Secondary mathematics teachers’ pedagogical content knowledge and content knowledge: validation of the COACTIV constructs. ZDM, Berlim, v. 40, p. 873-892, 2008.

MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

ROWLAND, Tim; TURNER, Fay. Developing and using the ‘knowledge quartet’: a framework for the observation of mathematics teaching. The Mathematics Educator, Georgia, v. 10, n. 1, p. 107-123, 2007.

SBM. Sociedade Brasileira de Matemática. Regimento do PROFMAT. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

SBM. Sociedade Brasileira de Matemática. Normas para concessão de bolsa CAPES. Rio de Janeiro: SBM, 2018.

SCHEINER, Thorsten et al. What makes mathematics teacher knowledge specialized? Offering alternative views. International Journal of Science and Mathematics Education, Switzerland, v. 16, n. 90, p. 1-20, set. 2017.

SHULMAN, Lee. Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, DC, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

STYLIANIDES, Andreas; STYLIANIDES, Gabriel. Viewing “mathematics for teaching” as a form of applied mathematics: implications for the mathematical preparation of teachers. Notices of the American Mathematical Society, Providence, v. 61, n. 3, p. 266-276, 2014.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e249650. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249650por