Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade

Autores

  • Paulo Miranda Universidade do Minho
  • Ema Mamede Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249924por

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Estratégias de resolução, Criatividade matemática, Aprendizagem matemática

Resumo

Este estudo procura perceber como os alunos compreendem a resolução de problemas, identificando as suas estratégias de resolução. Procura dar resposta às seguintes questões: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de problemas? Como podem ser promovidas competências de resolução de problemas? Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? Participa no estudo uma turma do 1º ano de escolaridade, com idades dos 6 aos 7 anos (n=22), de Braga, Portugal. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa de estudo de caso, em contexto de aula de matemática, tendo-se aplicado 10 tarefas de resolução de problemas. Os resultados sugerem que os alunos, ao longo do estudo, se sentiram confortáveis com estratégias como construção de esquemas e tabelas, resolução do fim para o princípio, tentativa com indução, identificação de padrões, entre outras. No que se refere à promoção de competências no âmbito da resolução de problemas, destaca-se a importância do envolvimento ativo dos alunos na descoberta de procedimentos e estratégias, realçando o papel do professor como mediador de aprendizagens e promotor de tarefas que favoreçam o aparecimento de estratégias matematicamente relevantes. Também é relevante o papel da criatividade e da comunicação matemática nesse processo. Foram identificadas dificuldades na resolução de problemas no que se refere à interpretação de enunciados, ao contato prévio com problemas semelhantes, no planejamento, organização e simplificação de processos e na resolução de operações aritméticas.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e249924. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249924por