Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251296eng

Palavras-chave:

BNCC, Formação integral, Transversalidade, Ensino médio integrado

Resumo

Este estudo descreve os resultados de uma investigação a respeito das características do ensino da educação financeira, em uma das unidades de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Nesse sentido, objetivou-se verificar e caracterizar, sob a perspectiva docente, se e como ocorre a prática transversal da educação financeira no currículo dos cursos técnicos integrados, observando se tais práticas correspondem ao estabelecido pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, da qual participaram dezesseis docentes. Os dados foram coletados via aplicação de um questionário organizado com perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação dos dados baseou-se na metodologia de tematização. O estudo mostrou que a prática de educação financeira, à luz da nova BNCC ainda não foi implementada no lócus de estudo e que ainda não há vestígios que apontem para iniciativas de inserção transversal da temática, o que acaba por desfavorecer a formação integral dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado Revista Educação em Questão , Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956 Acesso em: 21 jan. 2021.

» https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956

ARGÔLO, Patrícia Santana de. Educação financeira na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino da matemática no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2492/1/2018PatriciaSantanadeArgolo.pdf Acesso em: 5 jan. 2021.

» https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2492/1/2018PatriciaSantanadeArgolo.pdf

BARONI, Ana Karina Cancian; MALTEMPI, Marcus Vinícius. Os espaços da educação financeira na formação de professor de matemática em uma instituição federal de São Paulo. Revemop , Ouro Preto, v. 1, n. 2, p. 248-265, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1765 Acesso em: 5 jan. 2021.

» https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1765

BATISTA, João Paulo Monteiro. Educação financeira: contribuições de uma proposta de prática pedagógica integradora para o fortalecimento do ensino médio integrado. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Olinda, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/133 Acesso em: 5 jul. 2022.

» https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/133

BCB. Banco Central do Brasil. Educação financeira nas escolas: desafios e caminhos. In: BCB. Banco Central do Brasil. Relatório de Cidadania financeira . Brasília, DF: BCB, 2018. p. 119-127. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/RIF/Relatorio%20Cidadania%20Financeira_BCB_16jan_2019.pdf Acesso em: 22 set. 2019.

» https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/RIF/Relatorio%20Cidadania%20Financeira_BCB_16jan_2019.pdf

BRASIL. Deliberação nº 19, de 16 de maio de 2017. Estabelece diretrizes para o Programa Educação Financeira nas Escolas, durante a vigência do programa e ações de educação financeira no âmbito da Estratégia Nacional de Educação financeira (ENEF). Diário Oficial da União , Brasília, DF, 28 fev. 2018a. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/deliberacao-n-19-de-16-de-maio-de-2017-4707271 Acesso em: 7 nov. 2019.

» http://www.in.gov.br/web/dou/-/deliberacao-n-19-de-16-de-maio-de-2017-4707271

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, DF: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 5 jul. 2022.

» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília, DF: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 nov. 2019.

» http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 22 nov. 2018c. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622#:~:text=1%C2%BA%20A%20presente%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20atualiza,pela%20Lei%20n%C2%BA%2013.415%2F2017.&text=2%C2%BA%20da%20Lei%20n%C2%BA%209.394%2F1996%20(LDB). Acesso em: 14 out. 2020.

» https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622#:~:text=1%C2%BA%20A%20presente%20Resolu%C3%A7%C3%A3o%20atualiza,pela%20Lei%20n%C2%BA%2013.415%2F2017.&text=2%C2%BA%20da%20Lei%20n%C2%BA%209.394%2F1996%20(LDB)

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola , Brasília, DF, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42 Acesso em: 25 fev. 2020.

» http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42

CORDEIRO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; SILVA, Marcio Nascimento da. Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate , São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841 Acesso em: 5 jan. 2021.

» https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841

DANTAS, Luciana Troca. Educação financeira e sustentabilidade. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (EMBRAPEM), 19., 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. Disponível em: https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd15_Luciana_Dantas.pdf Acesso em: 6 jan. 2021.

» https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd15_Luciana_Dantas.pdf

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. 17-28.

FIGUEIREDO, Gabriele Barrilli; BEGOSSO, Luiz Carlos. Educação financeira: um jeito mais prático de aprender. Revista Intelecto , Assis, v. 3, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.fema.edu.br/images/Intelecto2020/EDUCA%C3%87%C3%83O_FINANCEIRA__UM_JEITO_MAIS_PR%C3%81TICO_DE_APRENDER.pdf Acesso em: 25 jan. 2020.

» https://www.fema.edu.br/images/Intelecto2020/EDUCA%C3%87%C3%83O_FINANCEIRA__UM_JEITO_MAIS_PR%C3%81TICO_DE_APRENDER.pdf

FONTOURA, Helena Amaral da. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, Helena Amaral da (org.). Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares e pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011. p. 61-82.

FRANCISCHETTI, Carlos Eduardo; CAMARGO, Lumila Souza Girioli; SANTOS, Nilcéia Cristina dos. Qualidade de vida, sustentabilidade e educação financeira. Revista de Finanças e Contabilidade da Unimep , Piracicaba, v. 1, n. 1, p. 33-47, 2014. Disponível em: http://www.reficontunimep.com.br/ojs/index.php/Reficont/article/view/17/16 Acesso em: 18 jan. 2021.

» http://www.reficontunimep.com.br/ojs/index.php/Reficont/article/view/17/16

FRANZONI, Patrícia; QUARTIERI, Marli Teresinha. Educação financeira e sustentabilidade na formação inicial dos futuros professores de matemática. Interfaces da Educação , Paranaíba, v. 11, n. 32, p. 188-212, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3865/3570 Acesso em: 18 jan. 2021.

» https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3865/3570

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber . Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LUZ, Jefferson Oliveira Cristovão da; SANTOS, Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos; JUNGER, Alex Paubel. Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo. Revista de Ensino de Ciência e Matemática , São Paulo, v. 11, n. 3, p. 199-211, 2020. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2453/1274 Acesso em: 28 set. 2020.

» http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2453/1274

LUZZI, Patricia Adriane; BAIER, Tânia. Educação financeira e educação ambiental: consumismo e ensino de matemática. 2019. (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567303?mode=full Acesso em: 6 jan. 2021.

» https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567303?mode=full

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor , Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 1-19, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6702 Acesso em: 1 out. 2019.

» http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6702

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos , Natal, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549273001 Acesso em: 11 dez. 2019.

» http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549273001

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/?lang=pt Acesso em: 20 dez. 2018.

» https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/?lang=pt

NOGAMI, Otto. Economia . 1. ed. Curitiba: Iesde Brasil, 2012.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional . Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Formação pedagógica, v. 5). Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf Acesso em: 16 fev. 2021.

» https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf

REBELLO, Ana Paula; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Educação financeira: uma proposta pedagógica para alunos do ensino médio politécnico. Holos , Natal, v. 6, p. 308-314, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645/1231 Acesso em: 2 abr. 2020.

» http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645/1231

ROSSETTO, Júlio César. Educação financeira crítica: a gestão do orçamento familiar por meio de uma prática pedagógica na educação de jovens e adultos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2019. Disponível em: https://www.maratona.univates.br/bdu/handle/10737/2490 Acesso em: 5 jan. 2021.

» https://www.maratona.univates.br/bdu/handle/10737/2490

SALEH, Abdala Mohamed; SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira. O elemento financeiro e a educação para o consumo responsável. Educação em Revista , Belo Horizonte, v. 29, n. 4, p. 189-214, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n4/a09v29n4.pdf Acesso em: 15 out. 2019.

» http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n4/a09v29n4.pdf

SANTOS, Georgianna Silva dos. Investigação sobre a temática alimentação: percepções de docentes em formação continuada. 2020. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43259 Acesso em: 23 fev. 2020.

» https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43259

SILVA, Inglid Teixeira da; SELVA, Ana Coêlho Vieira. Programa de educação financeira nas escolas – ensino médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a matemática. Revista de Ensino de Ciência e Matemática , São Paulo, v. 9, n. 1, p. 140-157, 2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1293 Acesso em: 11 jan. 2021.

» http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1293

SOUZA, Demson Oliveira et al. Contribuições da educação financeira para alunos do ensino técnico integrado de nível médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 6., 2019. Anais eletrônicos... [ S. l .]: Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59678 Acesso em: 2 abr. 2020.

» https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59678

TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento et al. Educação profissional e currículo integrado a partir de eixos estruturantes no ensino médio. In: MOURA, Dante Henrique (org.). Educação profissional: desafios teórico-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, 2016. p. 169-186.

THEODORO, Flavio Roberto Faciolla; GINDRO, Wagner; COLENCI JUNIOR, Alfredo. A educação econômico-financeira como tema transversal nos cursos de tecnologia. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 5., 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Centro Paula Souza, 2010. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2010/trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-da-formacao-tecnologica/trabalhos-completos/theodoro-flavio-roberto-faciolla.pdf Acesso em: 2 abr. 2020.

» http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2010/trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-da-formacao-tecnologica/trabalhos-completos/theodoro-flavio-roberto-faciolla.pdf

VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia micro e macro . 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

VIEIRA, Kelmara Mendes; MOREIRA JUNIOR, Fernando de Jesus; POTRICH, Ani Caroline Grigion. Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item, 2019. Educação & Sociedade , Campinas, v. 40, p. 1-33, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v40/1678-4626-es-40-e0182568.pdf Acesso em: 11 jan. 2021.

» https://www.scielo.br/pdf/es/v40/1678-4626-es-40-e0182568.pdf

XAVIER, Thays Ribeiro Torres Magalhães; FERNANDES, Natal Lânia Roque. Educação profissional técnica integrada ao ensino médio: considerações históricas e princípios orientadores. Educitec , Manaus, v. 5, n. 11, p. 101-113, 2019. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/710/291 Acesso em: 27 jan. 2020.

» http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/710/291

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Educação financeira à luz da BNCC: concepções de docentes do ensino profissional e tecnológico. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e251296. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251296eng