Preconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural

Autores

  • Rosielson Soares de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249915eng

Palavras-chave:

Discurso, Ensino fundamental II, Educação científica

Resumo

Este artigo visa a discutir representações discursivas sobre ciência de estudantes de um 7º ano de uma escola pública rural localizada na Região Norte do Brasil. A pesquisa está fundamentada em perspectivas discursivas de linguagem e nos estudos de educação científica produzidos no âmbito da Linguística Aplicada. Esses últimos dialogam com pressupostos teóricos do ensino de ciências e dos estudos dos letramentos. Os dados foram gerados a partir de uma entrevista semiestruturada com nove estudantes, a qual foi transcrita e organizada em sequências discursivas que apontassem regularidades enunciativas. Os resultados sugerem que os participantes se inscrevem no “discurso dominante sobre ciência” e no “discurso da cópia”. O primeiro representa práticas científicas associadas às ciências naturais, excluindo as ciências sociais e os estudos das linguagens; enquanto o último se relaciona a atividades tipicamente escolares, como pesquisas que consistem na apropriação de informações pelo exercício de cópia escolar. Nossas análises contribuem para a problematização dos discursos naturalizados sobre ciência na educação básica e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação científica dos atores sociais envolvidos em contextos escolares. Compreendemos que uma abordagem crítica do ensino, informada por diversas práticas de pesquisa, pode contribuir para os estudantes encontrarem sentidos nos objetos de conhecimento trabalhados nos distintos componentes curriculares.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Preconcebidos sobre ciência compartilhados por estudantes de escola pública rural . (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e249915. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349249915eng