A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Danielle Pykocz Universidade da Região de Joinville
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250430por

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Teoria social do discurso, Ensino médio

Resumo

No campo da educação, o exame dos documentos políticos orientadores de currículo está aberto a diferentes perspectivas analíticas e uma delas é a “teoria social do discurso” que se apoia na concepção tridimensional do discurso: texto, prática discursiva e prática social. Com base nessa teoria, empreendemos a análise da constituição discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando que a concepção de realidade coaduna para a justificação da política, como também para a construção de consensos em torno dela, visto que identifica os problemas a serem resolvidos pela educação, bem como, aponta as condições de atuação da escola no mundo para então delinear os encaminhamentos pedagógicos a serem assumidos pela escola. Além disso, a prática de constituição discursiva da realidade exerce força para impelir os sujeitos na realização do que é prescrito através do documento. Argumentamos que a construção discursiva da realidade na BNCC assume a concepção de realidade anistórica impulsionada pelo desenvolvimento científico-tecnológico que, por sua vez, demanda da educação o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a adaptação dos sujeitos no modo de produção capitalista. A análise realizada permite ainda indicar dimensões possíveis de serem exploradas a partir da “teoria social do discurso”, como a tendência de individualização do processo educativo.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

A construção discursiva da realidade na Base Nacional Comum Curricular. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e250430. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250430por