Filosofia trágica e pedagogia da escolha: imaginários cinematográficos sobre a afirmação da vida

Autores

  • Rogério de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254031

Palavras-chave:

Cinema e educação, Filosofia trágica, Pedagogia da escolha

Resumo

O vínculo entre a filosofia trágica (nada, acaso e convenção) e a afirmação da vida ( amor fati ), como estabelecido por Friedrich Nietzsche e Clément Rosset, é estudado neste artigo sob o método do perspectivismo hermenêutico e em diálogo com os filmes Lucky (2017), dirigido por John Carroll Lynch, Paterson (2016), de Jim Jarmush, e A árvore dos frutos selvagens (2018), de Nuri Bilge Ceylan. Os imaginários dessas três obras cinematográficas traduzem um processo de reflexão sobre a vida que culmina na aprovação trágica, revelada a partir da trajetória dos protagonistas e do caráter formativo de suas experiências, cujo saber ( páthei mathos ) conflui com a pedagogia da escolha em seus três movimentos: a suspensão da crença, pela qual se estabelece o jogo estético que permite ver o mundo por outra perspectiva; a estética da experiência, que valoriza o saber exercitado pelas obras de ficção; e, por fim, a constituição de itinerários de (auto)formação, que organizam as experiências formativas e possibilitam a escolha da afirmação trágica. As conclusões apontam que, em consonância com a continuidade da vida dos protagonistas dos filmes estudados, a afirmação incondicional da vida não é o resultado, a etapa final de uma escolha, mas um processo contínuo de aprovação, desde que se reconheça o caráter trágico da existência, do que é dado a viver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, Rogério de. O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha. 2015. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-15032016-143517/pt-br.php Acesso em: 01 fev. 2021.

» https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-15032016-143517/pt-br.php

ALMEIDA, Rogério de. Imaginação e cinema. In: WUNENBURGER, Jean.-Jacques.; ARAÚJO, Alberto Filipe; ALMEIDA, Rogério de (org.) Os trabalhos da imaginação: abordagens teóricas e modelizações. João Pessoa: UFPB, 2017a. p. 257-271.

ALMEIDA, Rogério. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, 2017b. https://doi.org/10.1590/0102-4698153836

» https://doi.org/10.1590/0102-4698153836

ALMEIDA, Rogério de. Cinema, educação e imaginários contemporâneos: estudos hermenêuticos sobre distopia, niilismo e afirmação nos filmes O som ao redor, O cavalo de Tuim e Sono de inverno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-18, 2018. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844175009

» https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844175009

ALMEIDA, Rogério de. A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 1, p. 1-18, 2020. https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16676

» https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16676

ANDRADE, Oswald de. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo: Secretaria de Estado da Cultura, 1990.

A ÁRVORE dos frutos selvagens. Direção Nuri Bilge Ceylan. Produção Zeynofilm, Memento, Detailfilm. Turquia e outros: [s. n.], 2018. 188 min.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.

COLERIDGE, Samuel T. Biographia literaria. [S. l.: s. n.], 2004. EBook #6081. Project Gutenberg, release date Julho de 2004. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/6081 Acesso em: 29 jun. 2021.

» http://www.gutenberg.org/ebooks/6081

DRUK – mais uma rodada. Direção Thomas Vinterberg. Produção Zentropa. Dinamarca / Suécia / Noruega: [s. n.], 2020. 117 min.

FABRIS, Elí Henn. Cinema e educação: um caminho metodológico. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33 n. 1, p. 117-134, jan./jun. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6690/4003 Acesso em: 23 set. 2019.

» https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6690/4003

FANTIN, Monica. Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível. Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9357 Acesso em: 01 fev. 2021.

» https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9357

FANTIN, Monica. Experiência estética e o dispositivo do cinema na formação. Devir Educação, Lavras, v. 2, n. 2, 2018. https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.92

» https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.92

FAVARETTO, Celso F. Arte Contemporânea e Educação. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 53, p. 225-235, 2010. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie53a10.pdf Acesso em: 14 out. 2020.

» https://rieoei.org/historico/documentos/rie53a10.pdf

FREITAS, Alexander de; COUTINHO, Karyne Dias. Cinema e educação: o que pode o cinema? Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 477-502, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.sementecinematografica.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Educação-e-Filosofia.pdf Acesso em: 01 fev. 2021.

» http://www.sementecinematografica.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Educação-e-Filosofia.pdf

GIACOIA JR., Oswaldo. Filosofia da cultura e escrita da história: notas sobre as relações entre os projetos de uma genealogia da cultura em Foucault e Nietzsche. Estudos Nietzsche, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 3-24, 2014a. http://dx.doi.org/10.7213/estudosnietzsche.05.001.AO02

» http://dx.doi.org/10.7213/estudosnietzsche.05.001.AO02

GIACOIA JR., Oswaldo. Nietzsche: o humano como memória e como promessa. Petrópolis: Vozes, 2014b.

LUCKY. Direção John Carroll Lynch. Produção Superlative Films, Divide/Conquer. Estados Unidos: [s. n.], 2017. 88 min.

MARCELLO, Fabiana A.; FISCHER, Rosa Maria B. Tópicos para pensar a pesquisa em cinema e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 505-519, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/16944/12912 Acesso em: 21 maio 2020.

» https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/16944/12912

MERLEAU-PONTY, Marcel. O cinema e a nova psicologia. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 101-117.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os pensadores; v. 11).

MOTA, Thiago. Nietzsche e as perspectivas do perspectivismo. Cadernos Nietzsche, 27, São Paulo, 2010. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/cniet/article/view/7780/5321 Acesso em: 23 set. 2019.

» https://periodicos.unifesp.br/index.php/cniet/article/view/7780/5321

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

NOMADLAND. Direção Chloé Zhao. Produção Cor Cordium, Hear/Say, Highwayman. Estados Unidos / Alemanha: [s. n.], 2017. 107 min.

PATERSON. Direção Jim Jarmush. Produção K5 International, Amazon Studios, Inkjet Productions. Estados Unidos / França / Alemanha: [s. n.], 2016. 118 min.

PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica do cinema negro: a imagem de afirmação positiva do íbero-ásio-afro-ameríndio. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 6-25, jul./dez. 2019. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163871

» https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163871

RICOUER, Paul. Hermenêutica e ideologias. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROSSET, Clément. A lógica do pior: elementos para uma filosofia trágica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.

SONO de inverno. Direção Nuri Bilge Ceylan. Produção Zeynofilm, Bredok Filmproduction, Memento Films Production. Turquia / Alemanha / França: [s .n.], 2014. 196 min.

SOUL. Direção Pete Docter, Kemp Powers. Produção Walt Disney, Pixar. Estados Unidos: [s. n.], 2020. 100 min.

STEINER, George. Depois de Babel: questões de linguagem e tradução. Curitiba: UFPR, 2005.

XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 13-20, 2008. Entrevista para a revista Educação & Realidade. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227051003.pdf Acesso em: 01 fev. 2021.

» https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227051003.pdf

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Filosofia trágica e pedagogia da escolha: imaginários cinematográficos sobre a afirmação da vida. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e254031. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254031