Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior

Autores

  • Adriano Souza Senkevics Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
  • Marília Pinto de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260961

Palavras-chave:

Distrito Federal, Ensino superior, Ofício de estudante, Juventude, Itinerários

Resumo

A expansão do ensino superior, observada desde os anos 1990, deu origem a uma primeira geração de jovens que chega à condição de vestibulandos. Esse fenômeno modifica as perspectivas de futuro dos jovens, que alcançam, na década de 2010, a maior longevidade escolar observada na história. No entanto, tensionadas pelas instabilidades políticas e econômicas pós-2015, as expectativas de acesso ao ensino superior são desafiadas em um cenário de incertezas e impasses. Pensando nisso, esta pesquisa baseia-se em um trabalho de campo realizado em Brasília (DF) que contou com visitas a três cursos pré-vestibulares comunitários, a fim de selecionar vinte vestibulandos para entrevistas semiestruturadas. Argumentamos que os jovens percebem a ocorrência de uma ruptura relacionada ao desajuste entre uma postura de estudante vivenciada até então e uma postura esperada de um jovem na preparação ao vestibular – condição a que chamamos de “ofício de vestibulando”. Esse ofício envolve quatro pilares: o engajamento na rotina de estudo, o conhecimento das regras do jogo, a negociação de um projeto familiar e a experiência com as incertezas do futuro próximo. Em maior ou menor grau, todos os entrevistados habitavam um não lugar da transição médio-superior e orbitavam em torno das possibilidades e desafios para construir tal ofício. Como lidam com esses elementos é revelador de impasses vivenciados pela juventude na transição para o ensino superior.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Juventudes, itinerários e reflexividades

Como Citar

Ofício de vestibulando: impasses da juventude na transição para o ensino superior. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e260961. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260961