Esquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus

Autores

  • Martha Marandino Universidade de São Paulo
  • Eduardo Dantas Leite Universidade Federal do ABC
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250644

Palavras-chave:

Formação de professores, CTSA, Museus de ciências, Controvérsias sociocientíficas

Resumo

A abordagem das chamadas Questões Sociocientíficas Controversas (QScC) e das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem sido fortemente recomendada por pesquisas em educação em ciências. Ao permitirem trabalhar aspectos sociais, políticos, históricos, econômicos e morais, tais questões podem contribuir para a compreensão da natureza do conhecimento científico, favorecendo processos de alfabetização científica e de formação de professores. Os museus de ciências, por sua vez, também têm se mostrado locais promissores para essas discussões, pois agregam grande potencial na promoção de educação científica que realce as relações CTSA e as QScC. Este artigo analisa a escolha de temas e conteúdos por licenciandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da USP, ao planejarem atividades após visitarem dois museus de ciências de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória e envolveu planejamento das saídas de sala de aula, acompanhamento dos alunos durante as visitas e, posteriormente, análise das atividades produzidas, buscando identificar quais os conteúdos selecionados e de que forma estes fazem uma articulação com CTSA e QScC. Dentre os resultados, foi possível identificar temáticas que possuem potencial para intensificar o debate das controvérsias sociocientíficas em sala de aula e nos museus, apresentando um conhecimento científico em construção e envolto por fatores sociais, morais, éticos, políticos e históricos. Além disso, foi possível verificar como os licenciandos constroem suas atividades, escolhendo temas para além dos presentes nas exposições e, ao mesmo tempo, ampliando as possibilidades dentro do que as exposições apresentam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENCZE, Larry et al.. SAQ, SSI and STSE education: defending and extending “science-in-context”. Cultural Studies of Science Education, London, v. 15, n. 1, p. 825-851, 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; LEITE, Eduardo Dantas; MARANDINO, Martha. Cool down ou heat up? A escolha de temas sociocientíficos controversos por professores em formação na relação com museus de ciências. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 28, n. 3, p. 25-37, 2021.

COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; MARANDINO, Martha. Museus de ciências e controvérsias sociocientíficas: reflexões necessárias. Journal of Science Communication – América Latina, Rio de janeiro, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2020.

CONTIER, Djana; MARANDINO Martha. Formação de mediadores e temas controversos nos museus. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, n. 69, p. 4-14, 2016.

DELICADO, Ana. Scientific controversies in museums: notes from a semi-peripheral country. Public Understanding of Science, London, v. 18, n. 6, p. 759-767, 2009.

FOUREZ, Gérard. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HENRIKSEN, Ellen; FRØYLAND, Merethe. The contribution of museums to scientific literacy: views from audience and museum professional. Public Understanding of Science, London, v. 9, n. 4, p. 393-415, 2000.

HODSON, Derek. Don’t be nervous, don’t be flustered, don’t be scared. Be prepared. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Ontario, v. 13, n. 4, p. 313-331, 2013.

HSIEH, Hsiu-Fang; SHANNON, Sarah E. Three approaches to qualitative content analysis. Qualitative health research, v. 15, n. 9, p. 1277-1288, 2005.

KOLSTØ, Stein Dankert. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for dealing with the science dimension of controversial socioscientific issues. Science Education, London, v. 85, n. 3, p. 291–310, 2001.

MARANDINO, Martha. Museus de ciências, coleções e educação: relações necessárias. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2009.

MARANDINO, Martha; CONTIER, Djana. Controvérsias, museus e exposições: será esse um bom momento para incrementar a relação entre museus e públicos? Jornal Pensar a Educação em Pauta, Belo Horizonte, v. 5, n. 178, p. 1-6, 2017.

MARANDINO, Martha et al. Controvérsias em museus de ciências: reflexões e propostas para educadores. São Paulo: Feusp, 2016.

MARANDINO, Martha; PUGLIESE, Adriana; OLIVEIRA, Itamar Soares. Formação de professores, museus de ciências e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. In: ROCHA, Marcelo Borges; OLIVEIRA, Roberto Dalmo V. L. (org.). Divulgação científica: textos e contextos. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 37-48.

MARTÍNEZ-PÉREZ, Leonardo Fabio. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Unesp, 2012.

MASSARANI, Luisa et al. Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka. International Journal of Science Education, London, v. 9, n. 3, part B, p. 253-267, 2019.

MILAN, Barbara et al. Propostas educativas voltadas ao público geral e ao público escolar. In: MARANDINO, Martha et al. (org.). Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos. São Paulo: Feusp, 2020. p. 59-148

MMB. Museu de Microbiologia. Instituto Butantan: a serviço da vida. Página inicial do Museu de Microbiologia. São Paulo: [s. n.], 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/atracoes/museu-de-microbiologia Acesso em: 06 mar. 2021

» https://butantan.gov.br/atracoes/museu-de-microbiologia

MZ-USP. Museu de Zoologia da USP. Biodiversidade: conhecer para preservar. São Paulo: [s. n.], 2021. Disponível em: http://mz.usp.br/exposicoes/biodiversidade-conhecer-para-preservar/ Acesso em: 06 mar. 2021.

» http://mz.usp.br/exposicoes/biodiversidade-conhecer-para-preservar/

NAVAS-IANNINI, Ana Maria. Science museums: reflections from an autobiographical journey. Critical Voices in Science Education Research, Cham, p. 73-81, 2019.

NAVAS-IANNINI, Ana Maria; PEDRETTI, Erminia; ATKINSON, Daniel. Consuming, wasting, and developing awareness: visitors’ engagement with STSE perspectives in a science museum exhibit. American Educational Research Association, Washington, DC, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3lhSVta Acesso em: 02 mar. 2021.

» https://bit.ly/3lhSVta

PEDRETTI, Erminia. Perspectives on learning through research on critical issues-based science center exhibition. Science Education, London, v. 88, n. S1, p. S34-S47, 2004.

PEDRETTI, Erminia. T. Kuhn meets T. Rex: critical conversations and new directions in science centres and science museums. Studies in Science Education, London, v. 37, n. 1, p. 1-41, 2002.

PEDRETTI, Erminia; NAZIR, Joanne. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, London, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011.

PEDRETTI, Erminia et al. Visitor perspectives on the nature and practice of science: challenging beliefs through a question of truth. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, Ontario, v. 1, n. 4, p. 399-418, 2001.

PILO, Miranda; MANTERO, Alfonso; MARASCO, Antonella. Science centres: a resource for school and community. US-China Education Review, Illinois, v. 8, n. 1, p. 80-88, 2011.

PUGLIESE, Adriana. Os museus de ciências e os cursos de licenciatura em ciências biológicas: o papel desses espaços na formação inicial de professores. 2015. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PUGLIESE, Adriana et al. Propostas educativas para a formação de professores. In: MARANDINO, Martha et al. (org.). Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos. São Paulo: Feusp, 2020. p. 41-58.

REIS, Pedro. Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Interacções, Santarém, v. 2, n. 4, p. 64-107, 2006.

REIS, Pedro et al. The impact of student-curated exhibitions about socio-scientific issues on students’ perceptions regarding their competences and the science classes. Sustainability, Basel, v. 12, n. 7, p. 1-13, 2020.

RENNIE, Léonie J. Learning science outside of school. In: ABELL, Sandra K.; LEDERMAN, Norman G. (org.). Handbook of research on science education. New Jersey: Mahwah, 2007. p. 125-170.

SADLER, Troy D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: a critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, Illinois, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004.

SADLER, Troy D.; ZEIDLER, Dana L. The morality of socioscientific issues: construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, London, v. 88, n. 1, p. 4-27, 2004.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SCALFI, Graziele Aparecida de Moraes; ISZLAJI, Cynthia; MARANDINO, Martha. A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 12, n. 4, p. 73-90, 2020.

SCALFI, Graziele Aparecida de Moraes; ISZLAJI, Cynthia; MARANDINO, Martha. A formação de professores na perspectiva CTSA por meio de atividades nos museus de ciências. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 12, n. 4, p. 73-90, 2020.

SIMONNEAUX, Jean. Les configurations didactiques des questions socialement vives économiques et sociales. Aix-Marseille: HDR: Université de Provence, 2011. Disponível em: https://oatao.univ-toulouse.fr/5289/1/Simonneaux_5289.pdf . Acesso em: 03 mar. 2021.

» https://oatao.univ-toulouse.fr/5289/1/Simonneaux_5289.pdf

SIMONNEAUX, Jean; SIMONNEAUX, Laurence. Educational configurations for teaching environmental socioscientific issues within the perspective of sustainability. Research in Science Education, London, v. 42, n. 1, p. 75-94, 2012.

SIMONNEAUX, Laurence. Questions socialement vives and socio-scientific issues: new trends of research to meet the training needs of postmodern society. In: BRUGUIÈRE, Catherine; TIBERGHIEN, Andrée; CLÉMENT, Pierre (ed.). Topics and trends in current science education. Dordrecht: Springer, 2014. p. 37-54.

SIQUEIRA, Gisele Carvalho de et al. CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 17, n. 48, p. 16-34, jul./set. 2021.

SKYDSGAARD, Morten; ANDERSEN, Hanne Møller; KING, Heather. Designing museum exhibits that facilitate visitor reflection and discussion. Museum Management and Curatorship, London, v. 31, n. 1, p. 48-68, 2016.

YUN, Ayon; SHI, Chungkon; JUN, Bong Gwan. Dealing with socio-scientific issues in science exhibition: a literature review. Research in Science Education, London, v. 52, p. 99-110, 2022.

ZEIDLER, Dana L.; NICHOLS, Bryan H. Socioscientific issues: theory and practice. Journal Elementary Science Education, New York, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Esquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e250644. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349250644