Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal

Autores

  • Cristiano Rogério Vieira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272067

Palavras-chave:

Currículo, Educação pré-escolar, Formação inicial de professores, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

O artigo aborda a temática da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores, nomeadamente a formação inicial dos educadores de infância portugueses, para tal, apresenta os resultados de um estudo nacional que analisou os documentos estruturantes dos mestrados em ensino que formam os futuros educadores de infância em Portugal. O objetivo da investigação foi identificar até que ponto os cursos de mestrado em ensino na educação pré-escolar, que formam os futuros educadores de infância portugueses, estão a integrar as tecnologias de informação e comunicação nos seus currículos de formação inicial. O estudo foi desenvolvido com base num corpus documental de 158 fichas de unidades curriculares. A informação recolhida a partir dos documentos foi analisada, através de uma metodologia qualitativa de âmbito descritivo-analítico, apoiada pelas premissas investigativas dos procedimentos de análise de conteúdo. A fim de enriquecer o estudo e enquadrá-lo no contexto europeu, os resultados foram também colocados em análise, considerando o quadro europeu para a competência digital dos educadores (DigcompEdu), e procurou identificar as àreas e as competências do referencial que se encontravam presentes nos programas currriculares dos cursos. Os resultados alcançados foram convertidos em definições operacionais que sintetizaram os conteúdos relacionados com as TIC presentes nos programas curriculares analisados. O estudo concluiu haver uma presença tímida de conteúdos relacionados com as TIC bem como com as dimensões estruturantes do DigcompEdu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiano Rogério Vieira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

    Cristiano Rogério Vieira é doutor em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atua como gestor de projetos europeus na área de formações e qualificações no Instituto de Soldadura e Qualidade.

    Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Lisboa, Portugal. 
  • Neuza Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

    Neuza Pedro é doutora em educação desde 2010 pela Universidade de Lisboa na àrea de especialidade TIC na Educação. Atua como professora auxiliar com agregação no Instituto de Educação da mesma universidade, onde coordena o Doutoramento em TIC na Educação e o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais.

    Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Lisboa, Portugal.

Referências

ALMEIDA, Douglas Vieira de; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) como estratégia pedagógica na educação infantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 42841-42857, 2020. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-052 Acesso em: 9 set. 2022.

» https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-052

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2 Acesso em: 6 set. 2022.

» http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENGTSSON, Mariette. How to plan and perform a qualitative study using content analysis. NursingPlus Open, Amsterdã, v. 2, p. 8-14, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.npls.2016.01.001 Acesso em: 10 set. 2022.

» https://doi.org/10.1016/j.npls.2016.01.001

BUDIYANTO, Cucuk Wawan et al. Developing computational thinking ability in early childhood education: the Influence of programming toy on parent-children engagement. International Journal of Pedagogy and Teacher Education, Surakarta, v. 5, n. 1, p. 19-25, 2021. Disponível em: Disponível em: https://dx.doi.org/10.20961/ijpte.v5i1.44397 Acesso em: 9 set. 2022.

» https://dx.doi.org/10.20961/ijpte.v5i1.44397

BURROWS, Andrea et al. Finding Spaces: Teacher Education Technology Competencies (TETCs). Education Sciences, Basel, v. 11, n. 11, p. 1-21, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11110733 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.3390/educsci11110733

BUTHORIA, Aditi. Personalized education and Artificial Intelligence in the United States, China, and India: a systematic review using a Human-In-The-Loop model. Computers and Education, Amsterdã, v. 3, p. 1-18, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100068 Acesso em: 3 nov. 2022.

» https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100068

CARDONA, Maria João. Género e cidadania na educação pré-escolar: vivências em tempo de pandemia no contexto português. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, p. 1223-1240, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81150 Acesso em: 8 set. 2022.

» https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81150

COLÁS-BRAVO, Pillar; CONDE-JIMÉNEZ, Jesús; REYES-DE-CÓZAR, Salvador. The development of the digital teaching competence from a sociocultural approach. Comunicar, Huelva, v. 61, p. 21-32, 2019. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.3916/C61-2019-02 Acesso em: 15 set. 2022.

» https://doi.org/10.3916/C61-2019-02

DALE, Roger. Globalization and education: demonstrating a “common world educational culture” or locating a “globally structured educational agenda”? Educational Theory, Champaign, v. 50, n. 4, p. 427-448, 2000. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1741-5446.2000.00427.x Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.1111/j.1741-5446.2000.00427.x

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais. Lisboa: Contraponto, 2021.

ESPEJO-VILLAR, Lourdes Belén; LÁZARO-HERRERO, Luján; ÁLVAREZ-LÓPEZ, Gabriel. UNESCO strategy and digital policies for teacher training: the deconstruction of innovation in Spain. Journal of New Approaches in Educational Research, San Vicente del Raspeig, v. 11, n. 1, p. 15-30, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.7821/naer.2022.1.812 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.7821/naer.2022.1.812

EUROPEAN Commission. Communication from the commission to the European parliament, the council, the European economic and social committee, and the committee of the regions: Digital Education Action Plan 2021-2027: resetting education and training for the digital age. Brussels: European Commission, 2020. Disponível em: Disponível em: https://rb.gy/c0dj02 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://rb.gy/c0dj02

EUROPEAN Commission; DIRECTORATE-GENERAL for Communication. Digital agenda for Europe: rebooting Europe’s economy. Luxembourg: Publications Office, 2014. Disponível em: Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2775/41229 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://data.europa.eu/doi/10.2775/41229

EUROPEAN Commission; DIRECTORATE-GENERAL for Education, Young, Sport, and Culture. Education and training monitor 2020: country analysis. Luxembourg: Publications Office, 2020. Disponível em: Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2766/739096 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://data.europa.eu/doi/10.2766/739096

EUROPEAN Commission; EACEA; EURYDICE. Teachers in Europe: careers, development, and well-being. Luxembourg: Publications Office, 2021. Disponível em: Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2797/997402 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://data.europa.eu/doi/10.2797/997402

EUROPEAN Commission; JOINT Research Centre; REDECKER, Christine. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office, 2017. Disponível em: Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2760/159770 Acesso em: 10 set. 2022.

» https://data.europa.eu/doi/10.2760/159770

FERREIRA, António Gomes; MOTA, Luís. Educação de infância e política educativa em Portugal no último quartel do século XX. Revista Estudos do Século XX, Coimbra, v. 14, p. 35-50, 2014. Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_14_2 Acesso em: 8 set. 2022.

» http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_14_2

FOLQUE, Maria Assunção. A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão ao projeto de formação na Universidade de Évora. Poiésis, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 32-56, 2018. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201832-56 Acesso em: 7 set. 2022.

» http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201832-56

FONSECA, Gorete Ramos. As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico - fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 3-23, 2019. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254

GALLEGO-ARRUFAT, María-Jesús; TORRES-HERNÁNDEZ, Norma; PESSOA, Teresa. Competence of future teachers in the digital security area. Comunicar, Huelva, n. 61, v. XXVII, p. 53-62, 2019. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.3916/C61-2019-05 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.3916/C61-2019-05

GARCÍA-LÁZARO, Irene; CONDE-JIMÉNEZ, Jesús; COLÁS-BRAVO, Maria Pilar. Integration and management of technologies through practicum experiences: a review in preservice teacher education (2010-2020). Contemporary Educational Technology, London, v. 14, n. 2, p. 1-19, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.30935/cedtech/11540 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.30935/cedtech/11540

GONDIM, Sonia Maria Guedes; BENDASSOLLI, Pedro Fernando. The use of the qualitative content analysis in psychology: a critical review. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 2, p. 191-199, 2014. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-737220530002 Acesso em: 10 set. 2022.

» https://doi.org/10.1590/1413-737220530002

GOVERNO da República Portuguesa. A educação pré-escolar e os cuidados para a primeira infância em Portugal. Lisboa: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: Disponível em: http://www.oecd.org/portugal/2476675.pdf Acesso em: 8 set. 2022.

» http://www.oecd.org/portugal/2476675.pdf

GOVERNO da República Portuguesa. Decreto-Lei nº 79/2014. Diário da República, Lisboa, n. 92/2014, Série I de 2014-05-14, p. 2819-2828. Disponível em: Disponível em: https://rb.gy/k2jofo Acesso em: 7 set. 2022.

» https://rb.gy/k2jofo

GOVERNO da República Portuguesa. Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei nº 46/86. Diário da República, Lisboa, n. 237/1986, Série I de 1986-10-14. Disponível em: Disponível em: https://rb.gy/mwpkzw Acesso em: 7 set. 2022.

» https://rb.gy/mwpkzw

GOVERNO da República Portuguesa. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2016. Disponível em: Disponível em: https://rb.gy/3urwza Acesso em: 8 set. 2022.

» https://rb.gy/3urwza

GRAÇA, Vania; QUADROS-FLORES, Paula; RAMOS, Altina. The challenges of initial teacher training. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), Vienna, v. 16, n. 18, p. 85-96, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i18.24237 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.3991/ijet.v16i18.24237

GUDMUNDSDOTTIR, Greta; HATLEVIK, Ove. Newly qualified teachers’ professional digital competence: implications for teacher Education. European Journal of Teacher Education, London, v. 41, n. 2, p. 214-231, 2018. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1080/02619768.2017.1416085 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.1080/02619768.2017.1416085

HENNESSY, Sara et al. Technology use for teacher professional development in low-and middle-income countries: a systematic review. Computers and Education Open, London, v. 3, p. 1-32, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeo.2022.100080 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.1016/j.caeo.2022.100080

HERRING, Mary C.; KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya (ed.). Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for educators. New York: Routledge, 2016. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315771328 Acesso em: 15 set. 2022.

» https://doi.org/10.4324/9781315771328

JOHANSSON, Annie-Maj. Examining how technology is presented and understood in technology education: a pilot study in a preschool class. International Journal of Technology and Design Education, Amsterdam, v. 31, p. 885-900, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10798-020-09584-z Acesso em: 28 nov. 2022.

» https://doi.org/10.1007/s10798-020-09584-z

KOŽUH, Anna; MAKSIMOVIĆ, Jelena; OSMANOVIĆ ZAJIĆ, Jelena. Fourth Industrial Revolution and digital competences of teachers. World Journal on Educational Technology, Lefkoşa, v. 13, n. 2, p. 160-177, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.18844/wjet.v13i2.5651 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.18844/wjet.v13i2.5651

KULAKSIZ, Taibe; TORAN, Mehmet. Development of pre-service early childhood teachers’ technology integrations skills through a praxeological approach. International Journal of Educational Technology in High Education, Amsterdam, v. 19, p. 1-20, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-022-00344-8 Acesso em: 29 nov. 2022.

» https://doi.org/10.1186/s41239-022-00344-8

LEITE, Carlinda; SOUSA-PEREIRA, Fátima. Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2022. Disponível em: Disponível em: https://rb.gy/rdgcau Acesso em: 26 out. 2022.

» https://rb.gy/rdgcau

LING, Li; YELLAND, Nicola; HATZIGIANNI, Maria; DICKSON-DEANE, Camille. The use of internet of things devices in early childhood education: a systematic review. Education and Information Technologies, Amsterdam, v. 27, p. 6333-6352, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-021-10872-x Acesso em: 9 set. 2022.

» https://doi.org/10.1007/s10639-021-10872-x

LUCAS, Margarida; BEM-HAJA, Pedro. Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas da rede pública de Portugal Continental. Aveiro: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2021. Disponível em: Disponível em: https://rb.gy/2sfgms Acesso em: 7 set. 2022.

» https://rb.gy/2sfgms

LUIK, Piret; TAIMALU, Merle. Predicting the intention to use technology in education among student teachers: a path analysis. Education Sciences, Basel, v. 11, n. 9, p. 1-14, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11090564 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.3390/educsci11090564

MARTINEZ, Rosana; LEITE, Carlinda; MONTEIRO, Angélica. Os desafios das TIC para a formação inicial de professores: uma análise da agenda internacional e suas influências nas políticas portuguesas. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 21-40, 2015. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.22 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.22

MASOUMI, Davoud. Situating ICT in early childhood teacher education. Education and Information Technologies, Amsterdam, v. 26, p. 3009-3026, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10399-7 Acesso em: 3 nov. 2022.

» https://doi.org/10.1007/s10639-020-10399-7

MONTEIRO, Ana Francisco; MIRANDA-PINTO, Maribel; OSÓRIO, António José. Coding as literacy in preschool: A case study. Education Sciences, Basel, v. 11, n. 5, p. 1-15, 2021. Disponível em: Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/5/198 Acesso em: 28 nov. 2022.

» https://www.mdpi.com/2227-7102/11/5/198

MORAN, José Manuel; MASSETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas: Papirus, 2012.

OECD. Measuring the digital transformation: a roadmap for the future. Paris: OECD, 2019. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1787/1b9f3165-en Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.1787/1b9f3165-en

ÖNGÖREN, Sema. Teachers’ use of ICT in the preschool period: a mixed research method. Education and Information Technologies, Amsterdam, v. 27, p. 11115-11136, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11066-9 Acesso em: 28 nov. 2022.

» https://doi.org/10.1007/s10639-022-11066-9

SCHRIEVER, Vicki. Early childhood teachers’ perceptions and management of parental concerns about their child’s digital technology use in kindergarten. Journal of Early Childhood Research, Thousand Oaks, v. 19, n. 4, p. 487-499, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1177/1476718X211030315 Acesso em: 9 set. 2022.

» https://doi.org/10.1177/1476718X211030315

SIMÕES, Dora; FAUSTINO, Paula. O papel das TIC no estímulo à autonomia dos estudantes do ensino superior: visão dos professores. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe, v. 27, n. 74, p. 1-29, 2019. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.27.3734 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://doi.org/10.14507/epaa.27.3734

UNESCO. Covid-19 and higher education: today and tomorrow; impact analysis, policy responses and recommendations. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375693 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375693

UNESCO. Education 2030: incheon declaration and framework for action for the implementation of sustainable development goal 4 - ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. Paris: Unesco, 2016. Disponível em: Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656 Acesso em: 7 set. 2022.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656

VIEIRA, Cristiano Rogério; PEDRO, Neuza. TIC na formação inicial de professores em Portugal: na busca de um estado da arte. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 347-371, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371 Acesso em: 30 nov. 2022.

» https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371

VISEU, Floriano; PONTE, João Pedro da. A formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42a, p. 329-358, 2012. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/7106 Acesso em: 7 set. 2022.

» http://hdl.handle.net/10451/7106

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e272067. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272067