Narrativas acadêmicas sobre educação das relações étnico-raciais em universidades públicas latino-americanas (Brasil e Peru)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551272843Palavras-chave:
Antirracismo, Brasil, Currículo, Peru, UniversidadeResumo
Este artigo analisa discursos acadêmicos sobre a produção de conhecimento sobre raça, racismo e antirracismo em universidades públicas latino-americanas com foco nas populações negras (afro-brasileiras e afro-peruanas). Quais são os avanços, aproximações e desafios enfrentados por essas universidades em prol da construção de uma agenda antirracista, especialmente no campo das Ciências Sociais e Humanas no Brasil e Peru? A abordagem teórico-metodológica dialoga com os estudos das relações étnico-raciais (raça, racismo e antirracismo) de autores como Aníbal Quijano, José Luciano, Victória Santa Cruz, Nilma Lino Gomes, Jurema Werneck, Stokely Carmichael e Charles Hamilton. Em perspectiva está a análise crítica de discurso de Teun van Dijk. Além da revisão da literatura, foram trabalhadas entrevistas realizadas entre 2018 e 2022 com 18 participantes de diferentes perfis étnico-raciais: 11 entrevistados de universidade pública brasileira (seis estudantes e cinco professores); sete participantes de universidade pública peruana (quatro professores e três estudantes) de cursos de graduação de Ciências Sociais e Humanas. Os estudos indicam que a resistência de populações racializadas universitárias latino-americanas (negros, afro-peruanos e indígenas) e suas lutas antirracistas representam uma busca por equidade no campo educacional. São levados em consideração o acesso, a permanência e a titulação, a partir de um referencial teórico-metodológico e epistêmico de formação a partir de um debate afrocentrado, onde as expectativas e limitações para a formação universitária são, muitas vezes, atravessadas pelo racismo institucional.
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