Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018)

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto Instituto Federal de São Paulo
  • Jorge Megid Neto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281080

Palavras-chave:

Educação em ciências, Estado da arte, Teses e dissertações, Área de ensino, CAPES

Resumo

A pesquisa no campo da Educação em Ciências no Brasil esteve majoritariamente vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação até o final da década de 1990. Em 2000, com a criação da área Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) na CAPES, atual Área de Ensino, a produção acadêmica passa a ocorrer nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Este trabalho tem por objetivo analisar a pesquisa acadêmica em Educação em Ciências no Brasil, produzida em programas de Pós-Graduação da Área 46 da CAPES. Metodologicamente, o estudo consistiu em uma pesquisa do tipo “estado da arte”, nosso corpus documental foi obtido junto ao Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Foram identificadas 4.078 dissertações e teses em Educação em Ciências defendidas de 2001 até 2018 e exclusivamente vinculadas a programas da Área 46. Os resultados indicam que 53,7% da produção ocorreu em Instituições de Ensino Superior públicas, em Mestrados Acadêmicos (56,3%), seguidos dos Mestrados Profissionais (31,1%) e Doutorados acadêmicos (12,6%); os anos de 2014, 2016, 2017 e 2018 são aqueles com maior produção no período considerado; as pesquisas concentraram-se principalmente em temas do campo da Física (20,2%), Biologia (12,7%), Química (10,8%) e abordagens gerais (24,5%). A produção está mais direcionada ao Ensino Médio (50,7%) e à proposição/aplicação/avaliação de métodos e estratégias de ensino e recursos didáticos de apoio, focos temáticos que abrangem 56,5% do total de trabalhos.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Shigunov Neto, Instituto Federal de São Paulo

    Mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá; Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas

    - Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga (IFSP), Itapetininga, São Paulo. Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018). (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e281080. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281080