Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100003Palavras-chave:
Produção de textos, Interação, Ensino fundamentalResumo
O artigo analisa o processo de interação entre pares em produção de textos narrativos. A escolha de tal tema está atrelada a uma concepção básica de que a elaboração textual é uma atividade cognitiva e social que impõe uma coordenação de ações e de decisões de diferentes tipos. São necessários conhecimentos quanto à situação de interação imediata, quanto às práticas culturais, quanto ao gênero textual e quanto aos aspectos lingüísticos formais. Dessa forma, defende-se a idéia de que o trabalho em pares pode favorecer a tomada de consciência acerca das decisões a tomar, pois idéias conflitantes desautomatizam a tarefa da escrita. Argumenta-se também que a interação pode levar as crianças a trocarem informações e a testá-las durante a geração do texto, assim como a partilhar estratégias para coordenar as ações. Foram realizadas atividades individuais e em dupla de escrita de notícias, cartas e contos em uma turma de 3ª série (ensino fundamental, escola municipal de Recife, 21 crianças, 8 e 13 anos de idade). Os resultados mostram que os textos produzidos pelas duplas foram melhores que os textos individuais em composições do tipo assimétrico (fraco-médio) e simétrico (médio-médio), não sendo tal efeito marcante em duplas compostas por crianças de níveis iniciais (fraco-fraco). As análises dos protocolos evidenciaram que em interação as crianças negociam informações e estratégias para elaboração textual e que apresentam diversos tipos de dinâmica de trabalho, podendo haver divisão clara de papéis ou negociação permanente em cada trecho do texto produzido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2001-06-01
Como Citar
Leal, T. F., & Luz, P. S. da. (2001). Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação . Educação E Pesquisa, 27(1), 27-45. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100003
Edição
Seção
Artigos
Licença
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.