O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100011

Palavras-chave:

Mídia, Dispositivo pedagógico, Subjetivação, Cultura

Resumo

O texto discute o conceito de "dispositivo pedagógico da mídia", concebido e pensado com base nos conceitos de "dispositivo de sexualidade" e de "modos de subjetivação", de Michel Foucault. Com fundamentação em tal referencial, mostra-se de que modo opera a mídia (e, particularmente, a televisão) na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à "educação" das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Comentam-se no artigo resultados de recentes pesquisas da autora a respeito das estratégias de interpelação dos sujeitos de distintas camadas sociais, evidenciadas em diferentes produtos televisivos. Tais resultados apontam para o fato de que estão em jogo, no processo de comunicação através da TV, múltiplas e complexas questões relacionadas às formas pelas quais se produzem sentidos e sujeitos na cultura. Ao mesmo tempo, apoiando-se nas investigações feitas, o texto sugere a pesquisadores, professores e estudantes a urgente necessidade de transformar a mídia em objeto de estudo no âmbito das práticas pedagógicas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-06-01

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2002). O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV . Educação E Pesquisa, 28(1), 151-162. https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100011

Edição

Seção

Em Foco: Educação e Sociedade Midiática