Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação

Autores

  • Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla Universidade Estadual de Campinas
  • Priscila Larocca Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300003

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Autoscopia, Formação profissional, Formação reflexiva

Resumo

Este artigo trata de um procedimento de coleta de dados denominado autoscopia. A autoscopia vale-se do recurso de videogravação de uma prática, visando a análise e auto-avaliação por um ou mais protagonistas dessa prática. Por meio da videogravação objetiva-se apreender as ações do ator (ou atores), o cenário e a trama que compõem uma situação. O material videogravado é submetido a sessões de análise a posteriori da ação os quais se destinam a apreensão do processo reflexivo do ator (ou atores), através de suas verbalizações durante a análise das cenas videogravadas. O artigo apresenta uma fundamentação teórica do procedimento de autoscopia, aborda vantagens e limites de sua utilização, bem como os cuidados a serem considerados e, finalmente, descreve as experiências das autoras em duas pesquisas em que o procedimento foi utilizado. A partir de duas experiências, apontam-se diferenças e semelhanças entre os trabalhos, especialmente relacionados aos participantes, objeto e à distribuição no tempo das videogravações. As autoras tecem considerações sobre o potencial formativo-reflexivo do procedimento, tanto em situações de pesquisa como de aprendizagem e formação de diferentes profissionais, considerando ser este um excelente instrumento de formação. No entanto, é vital que se tenha em mente a necessidade de reconhecer e devolver ao professor, enquanto partícipe autoscópico, a condição de sujeito de sua própria profissão, promovendo, portanto, além da avaliação de si, também a autonomia do seu pensar e fazer.

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Publicado

2004-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação . (2004). Educação E Pesquisa, 30(3), 419-433. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300003