Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações

Autores

  • José Sérgio Carvalho Universidade de São Paulo
  • Adriana Pereira Sesti Projeto Direitos Humanos nas Escolas
  • Julia Pinheiro Andrade Projeto Direitos Humanos nas Escolas
  • Luciano da Silva Santos Projeto Direitos Humanos nas Escolas
  • Wellington Tibério Projeto Direitos Humanos nas Escolas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300004

Palavras-chave:

Valores públicos, Formação continuada, Práticas escolares, Instituição escolar

Resumo

Este artigo relata a experiência do Projeto Direitos Humanos nas Escolas na elaboração e realização de um curso de formação de professores voltado para a difusão dos ideais e valores dos direitos humanos, da democracia e da cidadania como eixos norteadores de toda e qualquer prática escolar e não apenas de discursos pedagógicos. Cabe destacar que se trata de um desafio de grande envergadura dada as características históricas tanto da escola brasileira quanto da nossa sociedade em sentido amplo. Considerando tal desafio, apresenta de forma sintética os princípios, atividades e reflexões resultantes das experiências mais significativas dos três primeiros anos de trabalho desse projeto com escolas da rede estadual e municipal nos municípios de Osasco e São Paulo. Entre outras coisas, este artigo expõe as diferentes formas que o referido curso assumiu dada a dificuldade da criação de um formato de atividades capazes de tornar as práticas do cotidiano escolar um objeto de reflexão para os envolvidos diretamente com a ação educativa, assim como para as instituições escolares como um todo, e aponta importantes características que essa proposta de formação continuada de professores gerou na busca da elucidação dos desafios que a atual escola brasileira deve enfrentar na realização de sua função pública.

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Publicado

2004-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações . (2004). Educação E Pesquisa, 30(3), 435-445. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300004