Educação e resistência: relato de experiência

Autores

  • Lizandra Guedes Universidade de São Paulo
  • Adriana Depieri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200007

Palavras-chave:

Educação e emancipação, Teoria crítica e educação, Educação extra-escolar, Educação e militância

Resumo

Este artigo se constitui como uma primeira comunicação de reflexões acumuladas por um coletivo de educadoras a partir da experiência do Projeto Piá. O Piá é um projeto de educação autogestionado, formado por alunos da Universidade de São Paulo que, movidos pela elaboração de uma concepção de educação e de uma práxis para além dos moldes escolares vigentes, vem desenvolvendo suas ações desde fins de 1997. Hoje, o Piá, que tem como um de seus princípios uma educação de caráter público, atende gratuitamente 45 crianças da região da Barra Funda em dois espaços: o Espaço de Educação Infantil - para crianças de dois a seis anos - e o Espaço de Educação Complementar à Escola - para crianças maiores de sete anos. As reflexões expostas neste artigo partem do que chamamos de vicissitudes da práxis, em que tentamos, narrando um pouco de nossa trajetória na educação, das formulações e reformulações pelas quais o projeto passou, dos impasses por nós enfrentados, apresentar algumas discussões que julgamos importantes de serem pensadas quando falamos sobre uma educação voltada verdadeiramente para a formação de sujeitos. O resultado é um relato, misto de história, teorias e questões, que vai compondo nossa experiência, a partir da qual esperamos suscitar em outros educadores e pesquisadores questionamentos acerca das (im)possibilidades da educação.

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Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação e resistência: relato de experiência . (2006). Educação E Pesquisa, 32(2), 311-324. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200007