Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Josué Laguardia Fundação Osvaldo Cruz
  • Margareth Crisóstomo Portela Fundação Osvaldo Cruz
  • Miguel Murat Vasconcellos Fundação Osvaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000300009

Palavras-chave:

Avaliação, Ambiente virtual de aprendizagem, Tipos de avaliação, Métodos quali-quantitativos

Resumo

A demanda por avaliações de projetos de aprendizagem virtual a distância tem requerido o emprego de conceitos e métodos que transcendem o campo exclusivo da Educação, destacando-se a multiplicidade de marcos teóricos e abordagens técnicas empregados nas estratégias avaliativas de aprendizagem online. A despeito da hegemonia dos métodos quantitativos na avaliação das tecnologias de informação e comunicação, o emprego de métodos qualitativos nas avaliações de ambientes virtuais tem crescido ao longo das duas últimas décadas. A combinação de métodos quali-quantitativos possibilita uma melhor compreensão dos fenômenos subjacentes ao uso das tecnologias para a aprendizagem online. Dado que a educação em ambientes virtuais refere-se a experiências de aprendizagem que utilizam recursos hipermidiáticos em ambientes apoiados por uma tecnologia de comunicação online, optou-se neste artigo enfocar alguns tópicos relativos à avaliação de tecnologias de informação e de aprendizagem nesses ambientes, aprofundando a discussão no que tange aos métodos relevantes à avaliação tanto dos ambientes virtuais de aprendizagem quanto da aprendizagem nesse meio. Essa opção se deve tanto ao reconhecimento das especificidades das práticas pedagógicas da EaD que colocam em evidência a relação entre educação e comunicação, viabilizadas por meio das tecnologias de informação e comunicação, quanto aos diversos papéis, negativos e positivos, atribuídos às tecnologias de comunicação e informação na Educação.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem . (2007). Educação E Pesquisa, 33(3), 513-530. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000300009