Entre o canto e a caneta: oralidade, escrita e conhecimento entre os Guarani Mbya

Autores

  • Adriana Queiroz Testa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200006

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Oralidade, Escrita, Guarani Mbya

Resumo

O tema das relações entre oralidade e escrita é apresentado em grande parte dos estudos e programas dedicados à questão da educação escolar indígena, mas raramente é tomado como problema central para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem nos contextos em que a escola se faz presente. Por outro lado, autores que se dedicam a essa questão enfatizam quase exclusivamente a escrita em detrimento da oralidade. Nesse sentido, associada à necessidade de uma discussão teórica de maior fôlego, percebe-se a falta de análises que se dediquem à compreensão do papel e dos significados da escrita e da oralidade entre diferentes povos indígenas. No intuito de contribuir para o aprofundamento e a ampliação desse debate, o presente artigo procura discutir a temática, pautando-se numa abordagem que permite caminhar entre a leitura de textos especializados e relatos que registram interpretações de pessoas Guarani Mbya. Os relatos colhidos e textualizados durante sete anos de pesquisa e convivência com os Mbya em diferentes aldeias das regiões sul e sudeste permitem repensar a oralidade e a escrita como aspectos importantes num conjunto mais amplo de processos de produção, aquisição e transmissão de conhecimento. Desse ponto de vista, a educação é concebida num sentido amplo que não se reduz à escolarização.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre o canto e a caneta: oralidade, escrita e conhecimento entre os Guarani Mbya . (2008). Educação E Pesquisa, 34(2), 291-307. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200006