O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais do século XIX

Autores

  • Marcus Vinícius Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000300012

Palavras-chave:

História da Educação, Negros, Minas Gerais, Século XIX

Resumo

O período que compreende os anos de 1820 a 1850 marca o início da construção e da estruturação de uma política de instrução pública com objetivo de educar o povo da província de Minas Gerais. Este artigo procura analisar o nível de relação entre esse processo e o segmento mais expressivo dentro da estrutura demográfica de Minas Gerais, ou seja, a população negra livre. Para realizar a análise, utilizamos como referência uma documentação censitária que tentou contabilizar a população de todos os distritos mineiros e registrou as crianças que estavam nas escolas. A partir do registro censitário, construímos um perfil racial das escolas, confrontando-o com informações fornecidas por outros documentos (listas de professores, relatos de viajantes, memórias) que revelaram uma presença majoritária dos negros nas escolas de instrução elementar. A interpretação que produzimos em relação à presença dos negros nas escolas mineira indica que essa instituição era um dos elementos acionados por esse grupo com objetivo de afirmação no espaço social. Em relação a isso, destaca-se o fato de que a escolarização adquiriu significados específicos em meio à população negra, ou seja, representava a sua inserção na cultura letrada, mas também uma forma de demarcar um distanciamento do mundo da escravidão e uma demonstração de domínio dos códigos de conduta das pessoas livres.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais do século XIX . (2009). Educação E Pesquisa, 35(3), 585-599. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000300012