Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos

Autores

  • Francisco Romão Ferreira Instituto Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100005

Palavras-chave:

Arte, Filosofia, Ciência, Educação

Resumo

Este artigo narra a construção da disciplina "Leituras e reflexões em Filosofia, Ciência e Arte", que faz parte de um projeto desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), ligado à linha de pesquisa "Ciência e Arte como estratégia de motivação para educação em ciência e saúde", cujo objetivo é desenvolver ferramentas pedagógicas que conciliem o uso da ciência e da arte no ensino das ciências da saúde. A proposta da disciplina é de tentar identificar os possíveis referenciais teóricos que permitam refletir acerca da interface entre essas duas áreas; identificar elementos que demonstrem o potencial desse diálogo para o processo de ensino-aprendizagem; valorizar a imaginação, a criatividade e a intuição; potencializar a capacidade criativa que viabilize uma "recriação do ensino"; produzir uma reflexão sistemática sobre a interação complexa do ensinar e aprender, do instruir e o compartilhar saberes; além de apontar para a perspectiva de pensar crítica e detalhadamente os processos artísticos e científicos. O objetivo central da disciplina é identificar e contrapor diferentes referenciais teóricos e refletir acerca dos padrões de interação entre a Educação, a Arte e a Ciência no campo da Saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos . (2010). Educação E Pesquisa, 36(1), 261-280. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100005