Circulação de textos midiáticos entre alunos de escola pública básica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100007Palavras-chave:
Leitura, Aluno, Texto, Mídia, Escola públicaResumo
O texto descreve características da leitura de temas midiáticos por alunos da escola pública básica do estado de São Paulo, delineadas a partir de observação sistemática da circulação de textos de imprensa no cotidiano escolar. Ao longo de dois anos letivos, em trabalho realizado com grupos de alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas periféricas de município localizado no interior do estado, foram acompanhados os relatos dos estudantes acerca da apropriação feita por eles de informações midiáticas, obtidas em meios de comunicação diversos, com destaque para o jornal impresso. Durante o período pesquisado, entrevistas individuais e coletivas e textos produzidos pelos alunos foram utilizados como ponto de partida para a análise. Entre os aspectos destacados a partir do contato com os meios de comunicação, está o assentamento da informação de imprensa na escola, mas com repercussão fragmentada, não integrada ao cotidiano pedagógico e circunstancial na vida dos alunos. Os temas que recebem maior atenção circulam pela televisão, mediados pela família ou pelos pares, mas não pelo professor. Uma proposta de análise desses dados é seguida de sugestões concretas para o tratamento de suportes, textos e temas midiatizados na escola, considerando os recursos disponíveis e o contexto da escola tal como ela se mostra nos dias de hoje.Downloads
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Publicado
2010-04-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Circulação de textos midiáticos entre alunos de escola pública básica . (2010). Educação E Pesquisa, 36(1), 297-310. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100007