O ensino e a aprendizagem da leitura nos primeiros anos da escolaridade em Timor-Leste

Autores

  • Aicha Binte Umar Bassarewan Universidade Nacional Timor Lorosa'e
  • Simone Michelle Silvestre Universidade Nacional Timor Lorosa'e

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200005

Palavras-chave:

Timor-Leste, Escola Nularan, Ensino^i1^saprendiz, Leitura

Resumo

Timor-Leste é um novo país do terceiro milênio. Enquanto nação com uma sociedade de tradição oral, e, em sua maioria, ágrafa, enfrenta muitos desafios nesta era de globalização. Tendo em consideração a importância da leitura para a vida do ser humano, o ensino e a aprendizagem da leitura das crianças timorenses devem ser trabalhados desde os primeiros anos de escolaridade, levando em conta a realidade linguística e sociocultural do país. Com um estudo de caso na Escola Pública n° 1 Nularan, em Díli, Timor-Leste, sobre o ensino e a aprendizagem da leitura, nos primeiros três anos de escolaridade, pôde-se verificar que tanto as orientações do programa curricular como os livros de referência aplicados pela escola no trabalho com os alunos não promovem o desenvolvimento da leitura reflexiva nem estimulam situações em que a criança possa expor suas ideias ou comunicar-se tendo o texto para uma discussão coletiva. Dessa forma, sugere-se o acompanhamento e a avaliação constantes do processo de ensino e aprendizagem da leitura nas escolas primárias e do investimento tanto na formação dos recursos humanos quanto na melhoria de materiais didáticos e na infraestrutura das escolas. É de notar que não basta constar na Constituição e nas leis; o importante é a ação das entidades competentes na concretização do ensino de qualidade ao timorense como sujeito ativo nas invenções e nos saberes para que tenha acesso a uma vida melhor para si e para a comunidade da qual faz parte.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino e a aprendizagem da leitura nos primeiros anos da escolaridade em Timor-Leste . (2010). Educação E Pesquisa, 36(2), 491-504. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200005