Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia

Autores

  • Rodrigo Pelloso Gelamo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007

Palavras-chave:

Ensino da Filosofia, Filosofia contemporânea, Experiência

Resumo

Apesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia . (2010). Educação E Pesquisa, 36(2), 527-538. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007