Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber

Autores

  • Alonso Bezerra de Carvalho Universidade do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200011

Palavras-chave:

Modernidade, Desencantamento do mundo, Ação pedagógica, Politeísmo de valores, Ética

Resumo

Este artigo, de caráter teórico, apresenta ideias do pensamento weberiano, destacando aquelas que fornecem elementos para se pensar a educação na atualidade, sobretudo a partir de sua compreensão da modernidade. Desencantamento do mundo é o conceito-chave de sua sociologia, tomado como referência para refletir sobre o significado que a ciência e o professor podem ter hoje. Autor clássico, a interpretação que Max Weber faz do mundo moderno traz às nossas reflexões temas os mais diversos, influenciando sobremaneira o pensamento e a prática da cultura contemporânea, ao se preocupar em compreender as ações e os valores humanos. Ao estudar o processo de racionalização no Ocidente, provoca discussões na área da ciência, da ética e, correlativamente, na educação, possibilitando ampliarmos nosso entendimento sobre qual o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino. O objetivo principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a liberdade de reflexão. Para isso, é preciso que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula, apresentando um conteúdo que não exponha a sua opinião política e, se o fizer, que tenha a honestidade de dizer que o está fazendo. Assim, é de extrema importância que o professor mantenha uma posição "neutra" para que, não só na sala de aula, mas também fora dela, o aluno possa refletir e questionar o que observa, experimenta e decide. Somente assim a conduta do professor estaria condizente com o processo de racionalização de nossa cultura.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber . (2010). Educação E Pesquisa, 36(2), 585-598. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200011