Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública

Autores

  • Claudemir Belintane Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300003

Palavras-chave:

Oralidade, Alfabetização, Leitura, Novos suportes, Infantil

Resumo

Apresenta-se o relato de uma pesquisa, na área de ensino da leitura e da escrita, realizada em duas séries de primeiros anos do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de São Paulo. A partir de diagnósticos baseados na cultura oral de alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem de leitura mesmo após três ou quatro anos de escolarização, procurou-se criar, ministrar e monitorar um programa de ensino baseado na transição entre cultura oral e cultura escrita. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja preocupação é lidar com a heterogeneidade da sala de aula em seu processo e em sua complexidade. O viés teórico é multidisciplinar, incluindo áreas de pesquisas sujeitas às influências da linguística, da psicanálise e da educação e, ainda, dos estudos de pesquisadores da área que se convencionou chamar "equação oralidade-escrita" (Havelock,1995). Os resultados trazem dados, relatos de intervenções e reflexões que podem subsidiar programas de ensino para a faixa etária estudada e questiona ainda o foco excessivo que as metodologias construtivistas põem sobre o ato de escrever ou sobre a própria escrita. Propõe uma nova perspectiva de enlaçamento entre a cultura oral dos alunos e letramento escolar, assumindo uma ambiência de oralidade, alfabetização e leitura que inclui o suporte eletrônico e uma organização mais coletiva do trabalho escolar nas séries iniciais, sobretudo na articulação ("dobradiça") entre o ensino infantil e o fundamental I.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública . (2010). Educação E Pesquisa, 36(3), 685-703. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300003