A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300008Palavras-chave:
Diretor escolar, Escola pública, Escola e democracia, Gestão escolar democráticaResumo
À luz de um conceito de administração (ou gestão) como mediação para a realização de fins e de uma concepção de política como convivência (conflituosa ou não) entre sujeitos, e tendo presente o caráter necessariamente democrático da educação para a formação de personalidades humano-históricas, este artigo apresenta subsídios teóricos para se discutir como se configura a ação administrativa do diretor de escola básica (com enfoque especial no ensino fundamental) diante dos fins da educação e da especificidade do processo de produção pedagógico. Tendo por base a literatura científica sobre administração escolar, o trabalho traz à discussão uma concepção conservadora, mais identificada com o senso comum educacional, que advoga métodos e princípios idênticos aos aplicados na administração empresarial capitalista, e a confronta com uma concepção de cunho progressista, que leva em conta a condição cultural e histórica do trabalho pedagógico. Ao adotar o ponto de vista desta última concepção, o texto examina a direção escolar tanto em sua condição técnica, ligada à condição de utilização racional de meios, que precisa ser consentânea com o caráter educativo de seu produto, quanto em sua condição política, ligada (do mesmo modo) a seu produto, mas principalmente à forma de relação social, que se impõe como relação democrática.Downloads
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Publicado
2010-12-01
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Seção
Artigos
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Como Citar
A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola . (2010). Educação E Pesquisa, 36(3), 763-778. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300008