De crianças a alunos: transformações sociais na passagem da educação infantil para o ensino fundamental

Autores

  • Flávia Miller Naethe Motta Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100010

Palavras-chave:

Crianças, Alunos, Transições entre a educação infantil e o ensino fundamental

Resumo

Este texto discute alguns achados de uma pesquisa de doutorado em Educação conduzida no município de Três Rios, Rio de Janeiro, numa turma de uma escola pública municipal, cujo objeto foi a passagem das crianças da educação infantil para o ensino fundamental e a ação da cultura escolar sobre as culturas infantis transformando os agentes sociais de crianças em alunos. Os fundamentos teórico-metodológicos foram tecidos em diálogos com os conceitos elaborados especialmente por Bakhtin, Vigotski, Foucault, Certeau e Sacristán. Os conceitos operaram em três planos: de um lado, tivemos a concepção de linguagem de Bakhtin, principal categoria de análise dos dados do campo, e Vigotski, fornecendo subsídios para um pensamento dialético em torno das culturas infantil e escolar tomadas como textos. Em outro plano, consideramos Foucault e Certeau na análise das estratégias de poder e das táticas de resistência encontradas nas práticas observadas e suas influências na subjetivação dos sujeitos. Por fim, a sociologia da infância e o conceito de cultura escolar explicitaram os elementos do campo, colocando-os num contexto. Para abordar as transições e as rupturas entre a educação infantil e o ensino fundamental, contribuíram Moss e Corsaro e Molinari.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

De crianças a alunos: transformações sociais na passagem da educação infantil para o ensino fundamental . (2011). Educação E Pesquisa, 37(1), 157-173. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100010